(Foto: Jonathan Campos)
Paraná dividido: fim de semana terá calor de 35°C no Oeste e recorde de frio no Leste; Litoral tem alerta de chuva
Enquanto Foz do Iguaçu ferve, Curitiba e Campos Gerais registram as temperaturas mais baixas para janeiro em décadas; painéis do Simepar ajudam turistas a monitorar tempestades na praia.
O verão paranaense segue com “personalidade dupla” neste fim de semana. Uma linha imaginária divide o estado ao meio: quem está no Oeste vai enfrentar um calor intenso típico da estação, enquanto os moradores do Leste (incluindo Curitiba e Litoral) e do Sul experimentam dias atípicos, com temperaturas baixas que quebraram recordes históricos para o mês de janeiro.
Segundo o Simepar, o amanhecer de sexta-feira (23) foi o mais frio para um mês de janeiro em anos. O distrito de Entre Rios, em Guarapuava, marcou 9,9°C (recorde desde 2001) e Cornélio Procópio registrou 13,8°C (recorde desde 2018).
A Previsão para o Sábado (24) e Domingo (25)
No Leste (Curitiba e Litoral): A influência dos ventos que sopram do oceano mantém a nebulosidade.
- Sábado: As temperaturas sobem timidamente. Curitiba deve chegar a 24°C e o Litoral a 25°C. Há previsão de chuvas fracas e isoladas, principalmente à noite.
- Domingo: O dia começa ameno (máxima de 26°C na capital), mas a atenção deve ser redobrada na praia. A partir da tarde, a nebulosidade aumenta e há previsão de chuvas com maior intensidade no Litoral.
No Oeste e Noroeste: O sol brilha forte e o calor predomina.
- Sábado: Máximas chegam a 34°C.
- Domingo: Os termômetros podem bater os 35°C em cidades como Foz do Iguaçu, Guaíra e Palotina.
“A massa de ar seco e fria que atua sobre o Sul do país segue influenciando. Deveremos ter o sol predominando no Interior, fazendo com que as temperaturas subam”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
Tecnologia: Painéis avisam se vai chover na praia
Para quem decidiu descer a serra mesmo com o tempo instável, o Simepar instalou uma novidade tecnológica nas areias: cinco painéis fixos em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, além de um painel móvel.
As telas mostram em tempo real:
- Aproximação de chuvas e tempestades (monitoramento por radar);
- Índice de Raios Ultravioleta (UV);
- Velocidade do vento e rajadas;
- Temperatura atual;
- Programação de shows do Verão Maior.
“É possível ver se uma área de chuva está em aproximação ou não. Foi a forma de levar informações específicas aos veranistas de maneira intuitiva e rápida”, ressalta Sheila Paz, gerente de Meteorologia do Simepar.
Alertas no Celular
A Defesa Civil mantém monitoramento 24h. Para receber alertas de tempestades gratuitamente:
Via WhatsApp: Cadastre o número (61) 2034-2611 e envie um “Oi” para interagir
Via SMS: Envie o CEP da sua localização para o número 40199.

Com informações de Simepar
- Vitrine do Agro: Show Rural espera 400 mil visitantes e deve movimentar até R$ 6 bilhões em Cascavel - 3 de fevereiro de 2026
- Passeio na Arena: Athletico aplica 5 a 0 no Foz e coloca um pé na semifinal do Paranaense - 3 de fevereiro de 2026
- Fim da farra dos golpistas? Novas regras do Pix permitem rastrear dinheiro e agilizar reembolso a partir desta semana - 3 de fevereiro de 2026





