(Foto: DER-PR)
Paraná e Paraguai estreitam laços: Ratinho Junior e Peña debatem ponte e comércio bilateral
O governador paranaense Carlos Massa Ratinho Junior se encontrou com o presidente Santiago Peña para discutir a finalização e o impacto da Ponte da Integração, além de estratégias para expandir o comércio bilateral e otimizar espaços alfandegários, incluindo o Porto de Paranaguá.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, esteve em Assunção nesta quinta-feira (12), em um encontro com o presidente do Paraguai, Santiago Peña. A agenda foi focada em temas logísticos e estruturais que visam estreitar os laços comerciais entre os dois países, com destaque para a Ponte da Integração e o Porto de Paranaguá.
“Nós tratamos sobre a ligação da segunda ponte Brasil-Paraguai, que já foi entregue, que está na parte dos acessos. Do lado brasileiro, quem está tocando é o Departamento de Estradas de Rodagem. Já o lado paraguaio, é responsabilidade do governo do Paraguai. Tratamos de cronogramas. Estamos organizando agendas futuras de visita e inauguração”, comentou Ratinho Junior.
Ponte da Integração: um marco para a logística regional
A Ponte da Integração, com 760 metros de comprimento, conectará as cidades de Foz do Iguaçu (Brasil) e Presidente Franco (Paraguai). Um dos principais objetivos da nova estrutura é desafogar o fluxo da sobrecarregada Ponte da Amizade, desviando o transporte pesado e otimizando a logística fronteiriça. As obras da Perimetral Leste, que fornecerá o acesso à nova ponte no lado brasileiro, já ultrapassaram 65% de execução, indicando um avanço considerável na infraestrutura.
Expansão de espaços alfandegários e portos
Além da ponte, o governador paranaense abordou com o presidente paraguaio a questão dos espaços alfandegários. Desde 1957, o Paraguai possui uma área exclusiva no Porto de Paranaguá para a movimentação de mercadorias sem a tributação de cargas. Essa área, localizada na primeira parte do Armazém 8, é administrada pela Administración Nacional de Navegación y Puertos (ANNP), órgão do governo paraguaio, e permite a armazenagem de grandes volumes. Atualmente, cargas rolantes como caminhões, tratores, carros e acessórios agrícolas são as mais movimentadas no local.
Com a iminente inauguração da Ponte da Integração, os investimentos recentes no Porto de Paranaguá e o novo programa de concessões rodoviárias no Paraná – que inclui a duplicação integral da BR-277 – há uma forte expectativa de ampliar o papel do Paraná como principal porta de entrada e saída para mercadorias importadas e exportadas pelo Paraguai por via marítima.

A última pauta da agenda de Ratinho Junior em Assunção foi a ampliação de uma estrutura na Costa Oeste do Estado. “Temos também em Santa Helena uma outra conexão com o Paraguai, uma área alfandegada, que temos total interesse de ampliar as trocas comerciais, especialmente para tirar um pouco do volume de caminhões e trânsito de Foz do Iguaçu”, declarou o governador.
O Porto Internacional de Santa Helena opera com a importação e exportação de cargas, além do transporte de pessoas entre o Brasil e o Paraguai via Lago de Itaipu. A aduana paraguaia correspondente fica no terminal portuário de Puerto Indio, consolidando mais um ponto estratégico para o fluxo comercial entre os países.