Paraná: maio começa com estabilidade e tendência de calor e pouca chuva

tempo paraná

(Foto: José Fernando Ogura)

Análise do Simepar aponta mês com amplitude térmica característica do outono em Curitiba, máximas até 25ºC e volume de chuva entre 75 mm e 125 mm, com predomínio de tempo seco e retorno da precipitação esperado apenas para 11 de maio.

O mês de maio de 2025 começou nesta quinta-feira (1º) com tempo estável em todas as regiões do Paraná, uma característica que deve se manter nos próximos dias, de acordo com a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A tendência geral para o mês é de calor acima da média e volumes de chuva abaixo do esperado historicamente para o período em boa parte do estado. Mas como fica a previsão do tempo especificamente para Curitiba e Região Metropolitana?

Previsão detalhada para Curitiba

Para Curitiba e Região Metropolitana, a tendência para o mês de maio é de continuidade da amplitude térmica característica do outono, ou seja, manhãs mais frias com tardes amenas ou quentes. As temperaturas mínimas esperadas ficam entre 12ºC e 16ºC ao amanhecer, com possibilidade de nebulosidade. Já durante as tardes, os termômetros podem chegar a marcar até 25ºC.

O Simepar aponta que o tempo seco deve predominar em Curitiba pelas próximas semanas, com a previsão de chuva sendo baixa ou nula por, no mínimo, os próximos 15 dias. A temperatura em Curitiba deve variar entre 12ºC e 28ºC ao longo das próximas semanas. Atualmente, a previsão indica que a chuva só deve retornar à capital paranaense no dia 11 de maio. Para este fim de semana, a previsão para Curitiba é animadora, com máxima de 21ºC e sem chances de chuva.

Tendência de calor e pouca chuva no estado

No panorama geral do Paraná, as chuvas devem ocorrer abaixo da média histórica em maio. A maior chance de pancadas isoladas se concentra na Região Oeste do estado. Em municípios tipicamente mais chuvosos nesta época do ano, como Cascavel, Toledo, Francisco Beltrão, Guarapuava e Ivaiporã, o volume acumulado pode atingir até 200 mm ao longo do mês. Já em Curitiba e na Região Metropolitana, os índices de chuva esperados variam entre 75 mm e 125 mm para todo o mês.

Primeiras chuvas e o que vem depois

As primeiras precipitações de maio no estado podem ocorrer neste sábado (3), impulsionadas pela aproximação de uma frente fria vinda do Paraguai. As pancadas, no entanto, devem ser isoladas e atingir principalmente a Região Oeste do Paraná. A partir de segunda-feira (5), a tendência é de que o tempo volte a se estabilizar em boa parte do estado, embora com a chance de dias mais nublados em algumas áreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *