Paranaguá atinge marca inédita: pátio de triagem recebe mais de 180 mil caminhões em quatro meses

Paranaguá atinge marca inédita: pátio de triagem recebe mais de 180 mil caminhões em quatro meses

(Foto: Cláudio Neves)

Paranaguá atinge marca inédita: pátio de triagem recebe mais de 180 mil caminhões em quatro meses


Entre janeiro e abril de 2025, 181.651 veículos passaram pela triagem, superando o recorde anterior de 2020. A movimentação expressiva é reflexo da rigorosa fiscalização de cargas, que garante a qualidade dos produtos exportados e reforça a credibilidade internacional.

O Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá registrou um recorde histórico na movimentação de veículos nos quatro primeiros meses de 2025. Entre janeiro e abril, 181.651 caminhões passaram pela triagem, um aumento significativo em comparação com o recorde anterior de 175.280 veículos no mesmo período de 2020 e os 134.869 veículos de 2024.

A maior parte dessa movimentação foi de granéis sólidos vegetais, com destaque para 5,49 milhões de toneladas de soja e 2,4 milhões de toneladas de farelo de soja. Essas cargas vieram, majoritariamente, dos estados do Paraná e Mato Grosso.

O aumento recorde é um reflexo direto da fiscalização rigorosa das cargas, que assegura a qualidade dos produtos e a segurança para o mercado, atraindo, consequentemente, mais movimentação.

Como funciona pátio de triagem

O Pátio de Triagem tem um papel fundamental na logística portuária. Sua função principal é retirar o excesso de veículos das vias de acesso ao porto e, crucialmente, avaliar a qualidade das cargas a serem exportadas. A estrutura também é responsável pelo agendamento de dia e horário de entrada de cada caminhão, o que ajuda a evitar longas filas na BR-277.

“Além das vantagens logísticas, temos um rigoroso sistema de análise que garante aos clientes que os produtos chegarão em segurança e livres de materiais contaminantes”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Rigor na fiscalização garante qualidade e credibilidade

O Porto de Paranaguá opera sob um regramento de controle e fiscalização implementado em 2024, estabelecido pela Portos do Paraná em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Esse método visa garantir a máxima segurança e qualidade nos produtos movimentados.

A classificação oficial no Pátio de Triagem é realizada pela BV, uma empresa auditada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR). A fiscalização é gerida pela Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (ATEXP). Os classificadores coletam amostras dos caminhões para uma primeira análise visual, que identifica contaminantes como pedras, areia e galhos. Em seguida, parte do produto é enviada ao laboratório para análises mais aprofundadas.

De janeiro a abril de 2025, 1.850 veículos tiveram suas cargas recusadas por não atenderem aos padrões mínimos de qualidade. No entanto, houve uma redução de quase 30% no número de cargas refugadas em comparação com o mesmo período do ano passado (2.613), o que indica que o controle mais rígido está desestimulando adulterações.

“Quando as cargas não atendem aos requisitos mínimos de qualidade e ainda apresentam sinais de adulteração, a Portos do Paraná comunica as autoridades policiais e demais órgãos fiscalizadores”, informa o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira. Em casos de cargas adulteradas, o descarte é inevitável e deve ocorrer fora do porto, em locais apropriados.

A portaria de outubro de 2024 da Portos do Paraná exige que, após o descarte, os motoristas apresentem o comprovante de descarga para que eles e seus veículos possam ter acesso novamente ao Pátio de Triagem. De janeiro a abril de 2025, 59 veículos foram encaminhados a aterros para a inutilização dos produtos.

Paranaguá atinge marca inédita: pátio de triagem recebe mais de 180 mil caminhões em quatro meses
(Foto: Cláudio Neves)

Fernando Augusto Mendes, chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Paraná (SIPOV/PR) do Ministério da Agricultura, ressaltou as graves consequências de uma carga adulterada ser embarcada e detectada internacionalmente. “O carregamento seria interrompido, gerando custos e transtornos operacionais. Poderia haver comprometimento da qualidade do estoque do terminal e paralisação da operação de embarque, com grandes prejuízos envolvidos”, explicou. “Nosso objetivo é garantir a integridade das exportações e manter a confiança dos mercados internacionais”.

A fiscalização mais rigorosa da Portos do Paraná é amplamente elogiada pela comunidade portuária e pelo mercado internacional. “As novas regulamentações trazem mais segurança ao pool do corredor de exportação. As medidas impedem práticas criminosas e asseguram a qualidade do produto, conferindo mais credibilidade internacional ao Porto de Paranaguá”, avaliou Rodrigo Buffara Farah Coelho, gerente do Terminal da Cotriguaçu – Cooperativa Central.

O diretor-presidente da Portos do Paraná concluiu: “O reforço na fiscalização traz mais segurança ao mercado. As companhias no mundo todo sabem que podem operar conosco com a certeza de que vão receber cargas de qualidade. Isso se reflete diretamente no grande volume de veículos no Pátio de Triagem”.

Com informações de Agência de Notícias do Governo do Paraná


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