(Foto: Divulgação PMP)
Pinhão, música e tradição: Piraquara lança sua 1ª Festa do Pinhão no próximo fim de semana
Com feira de produtores e gastronomia típica, evento no centro histórico da cidade da RMC é a nova opção de passeio de inverno para as famílias.
A Região Metropolitana de Curitiba ganha uma nova e saborosa opção de passeio de inverno. Entre os dias 11 e 13 de julho, a cidade de Piraquara realiza a 1ª Festa do Pinhão, um evento que celebra um dos maiores símbolos gastronômicos e culturais do Paraná.
A festa, que acontecerá no centro histórico do município, contará com música, dança, feira de produtores, artesanato e, claro, muito pinhão, preparado de diversas formas para o público. A iniciativa é uma ótima oportunidade para as famílias curitibanas explorarem as cidades vizinhas.
Celebrando o símbolo do Paraná
Mais do que um evento gastronômico, a festa tem o objetivo de valorizar o pinhão como um patrimônio cultural e natural do estado. A semente da araucária, árvore símbolo do Paraná, é a base de uma cadeia produtiva que gera renda para milhares de famílias, movimentando mais de R$ 22 milhões na última safra. O evento também terá um viés educativo, orientando os visitantes sobre a importância da preservação das araucárias para o meio ambiente e para a manutenção dessa tradição.

Fomentando o turismo e a economia local
A realização da festa faz parte de uma estratégia do Governo do Estado, por meio da Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), para impulsionar o turismo nas cidades do entorno da capital. “Uma das nossas prioridades é incentivar as economias locais. Festas típicas são uma grande oportunidade para atrair visitantes. Agora com o frio, conhecer a cidade vizinha e curtir um pinhão quentinho é uma ótima opção para os curitibanos”, afirma o secretário Thiago Bonagura.