(Foto: Gilson Abreu)
Plantio de trigo é concluído no Paraná, mas geada e seca geram incerteza sobre a safra
Estimativa inicial aponta para colheita 16% maior, mas Deral já registra piora na condição das lavouras após frio intenso, e nova projeção será divulgada no fim do mês.
Os produtores paranaenses concluíram nesta semana o plantio de trigo, cobrindo uma área de 833,4 mil hectares. Embora a estimativa inicial aponte para uma safra de 2,7 milhões de toneladas — 16% superior à do ano passado —, um clima de incerteza paira sobre o campo.
As geadas do final de junho já impactaram a qualidade das lavouras, fazendo com que a área em “condições boas” caísse de 99% para 82%. Agora, a preocupação é a falta de chuva, que já dura mais de 20 dias em muitas regiões e é aguardada com ansiedade pelos agricultores.
Batata: colheita final com preços baixos e prejuízo
A colheita da segunda safra de batata está em sua fase final no Paraná, mas o cenário não é de comemoração para todos. Devido à baixa cotação do produto no mercado, muitos produtores estão enfrentando prejuízos.
Segundo o relatório do Deral, em alguns municípios, os agricultores têm optado por colher apenas para desocupar as áreas e prepará-las para novas culturas, sem conseguir cobrir os custos de produção.

O cenário das uutras culturas de inverno e de verão
O boletim também traz um panorama de outras culturas importantes para o estado. As lavouras de aveia apresentam um bom desenvolvimento, beneficiadas pelo clima. Os produtores de mandioca, por sua vez, já prepararam o solo, mas aguardam o retorno das chuvas para poderem iniciar o plantio da nova safra. Já a colheita da cana-de-açúcar segue em ritmo normal e com produtividade dentro do esperado em diversas regiões do Paraná.
Com informações de Agência de Notícias do Governo do Paraná
- Piscinas Plásticas de Verão: Economize Água com Medidas Simples e Evite Desperdício - 22 de janeiro de 2026
- Viagens Aéreas no Brasil Disparam: Aeroportos Registram Crescimento de 9,4% e Marca Inédita de 129,6 Milhões de Passageiros em 2025, Aponta Anac - 22 de janeiro de 2026
- Após acordo Mercosul-UE, Santiago Peña diz que bloco mira Japão, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Indonésia, Vietnã e Canadá - 22 de janeiro de 2026

