(Foto: Marcelo Camargo)
Mudança cultural e de mercado, impulsionada pelo desenvolvimento industrial, transformou o presente pascal ao longo dos séculos, aponta pesquisadora.
Nesta época de Páscoa, em meio a ovos de chocolate, coelhos e decorações comerciais, surge a questão sobre como se deu a passagem dos tradicionais ovos decorados, que eram presenteados no passado, para os ovos de chocolate que dominam as prateleiras atualmente. Uma pesquisa recente da empresa Nexus revelou que 52% dos brasileiros pretendem comprar ovos de chocolate neste ano, adquirindo em média três produtos por pessoa.
Do ovo decorado ao ovo de chocolate
A doutora em Teologia e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ana Beatriz Dias Pinto, explica que a transição dos ovos decorados para os de chocolate é resultado de uma adaptação do mercado e de um processo de industrialização e mercantilização da Páscoa. Este processo, que se intensificou no século XIX e perdura por cerca de 175 anos, transformou a forma de presentear nesta celebração. Embora o ovo seja um símbolo ancestral de fertilidade e vida, presente em rituais pagãos e tradições cristãs orientais antes mesmo do cristianismo, o ovo de chocolate surgiu como uma alternativa.
Origem industrial e mercado
Segundo a pesquisadora, a fabricação dos primeiros ovos de chocolate começou na França e na Alemanha por volta de 1850. Essa inovação foi uma forma de oferecer um presente pascal mais saboroso e visualmente atraente, em contraste com os frágeis ovos de galinha, pato ou avestruz, que eram decorados, mas geralmente menores. O desenvolvimento e crescimento das indústrias de chocolate possibilitaram o aumento do tamanho dos ovos, chegando a dimensões consideráveis em alguns países.
Dimensão simbólica vs. consumismo
Para Ana Beatriz, o forte marketing associado aos ovos de chocolate os vincula ao consumismo de mercado. Ela ressalta, no entanto, que a verdadeira dimensão simbólica da Páscoa, representada pelo ovo como elemento de vida e renascimento, não está associada às campanhas publicitárias, brinquedos e embalagens festivas, ao contrário de outros símbolos pascais como a vela, o coelho, o círio pascal e as flores.
Números da indústria
O aspecto do consumismo pode ser espelhado nos números da indústria do chocolate. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Bala (Abicab) estimou que a produção do setor para a Páscoa deste ano deve atingir cerca de 45 milhões de unidades. Apesar de um aumento nos preços dos produtos, influenciado pela crise na produção de cacau, esses números demonstram a expressividade do mercado de ovos de chocolate no Brasil.
Agência Brasil
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