(Foto: Gabriel Rosa)
Prepare-se para a madrugada mais fria do ano: Paraná terá temperaturas negativas e geada generalizada nesta terça
Após temporais e ventos de 93 km/h, massa de ar polar derruba temperaturas para até -4°C e traz risco para lavouras; Simepar prevê instabilidade durante toda a semana.
Preparem os casacos, pois o Paraná está prestes a enfrentar o dia mais gelado do ano. Após a passagem de uma frente fria que causou temporais e ventos de mais de 93 km/h entre domingo (22) e esta segunda-feira (23), uma intensa massa de ar de origem polar avança sobre o estado. A queda de temperatura será brusca a partir da noite de hoje, mas o auge do frio será sentido na manhã de terça-feira (24), com temperaturas negativas em diversas regiões. A previsão é de -4°C no Centro-Sul (Palmas, Guarapuava), -2°C na Região de Curitiba (com sensação de -6°C) e termômetros próximos a 0°C até mesmo no Oeste e Norte.
O risco da Geada Negra no campo
O frio intenso traz um alerta especial para a agricultura: a possibilidade de geada negra na região Centro-Sul do estado. Diferente da geada comum (branca), este fenômeno ocorre com frio intenso somado a ventos e baixa umidade, causando o congelamento interno da seiva das plantas. “Ele provoca um aspecto escuro, de necrose das plantas, levando à morte das culturas”, detalha o meteorologista do Simepar, Leonardo Furlan. Para as regiões Sudoeste, Oeste e Norte, a previsão é de geada branca, de fraca a moderada intensidade.
Resumo da semana: frio, geada e o retorno da chuva
A semana será de grande instabilidade e variações no tempo em todo o Paraná. Confira o que esperar:
- Segunda à noite: A temperatura despenca em todo o estado, com pequena chance de chuva congelada no Sul.
- Terça-feira: Será o dia mais frio do ano, com formação de geada em praticamente todas as regiões.
- Quarta-feira: O frio continua pela manhã, mas a chuva retorna a partir da tarde, começando pelo Oeste e se espalhando pelo estado.
- Quinta e Sexta-feira: O frio perde um pouco de força, mas o tempo segue instável, com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia.
- Próximo Fim de Semana: Uma nova frente fria deve chegar, trazendo mais uma onda de frio intenso no domingo.

O temporal que abriu a semana
A chegada desta onda de frio foi precedida por um forte temporal. Entre a noite de domingo e a manhã de segunda, foram registradas rajadas de vento de 93,9 km/h em Santa Maria do Oeste e acumulados de chuva que chegaram a 72,8 mm em Cruzeiro do Iguaçu. As instabilidades ainda provocam pancadas de chuva ao longo desta segunda-feira, antes da entrada definitiva da massa de ar polar que trará o frio recorde.