(Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)
Principal porto de fertilizantes do Brasil, Paranaguá bate recorde com navio gigante
A embarcação Tai Knighthood, que atracou na última sexta-feira (2) procedente da China, superou a marca histórica de movimentação de fertilizantes em um único navio no Porto de Paranaguá, principal canal de importação do produto no Brasil, graças a melhorias na infraestrutura portuária.
O Porto de Paranaguá, no Litoral do Paraná, que já se consolida como o principal canal de importação de fertilizantes do Brasil, atingiu um novo marco histórico na movimentação do produto. O navio Tai Knighthood, que atracou no porto na última sexta-feira, dia 2 de maio, procedente da China, foi o responsável por estabelecer um novo recorde na quantidade de fertilizante desembarcado em um único navio.
Novo recorde na movimentação de fertilizantes em Paranaguá
Com um desembarque previsto de 78.325 toneladas de sulfato de amônio, o navio Tai Knighthood superou o recorde anterior, que havia sido estabelecido recentemente, em 26 de março, pelo navio Red Marlin, com 77.911 toneladas.
Atualmente, o Porto de Paranaguá responde por mais de um quarto de todo o volume de fertilizantes importados pelo Brasil, reforçando sua posição estratégica para o agronegócio nacional. O novo recorde é visto como um indicativo do potencial de crescimento do porto. “Com o aumento do calado, a elevação dos nossos números será cada vez mais comum”, comentou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
O calado, que é a distância entre a parte mais profunda da embarcação (a quilha) e a superfície da água, é crucial para determinar o tamanho e o peso dos navios que podem atracar. No final do ano passado, diversos berços do Porto de Paranaguá tiveram sua profundidade aumentada em 30 centímetros, permitindo a atracação de navios maiores e mais pesados. As dragagens realizadas pela Portos do Paraná garantiram um calado de 13,1 metros, conforme a Portaria nº 306/2024.
O diretor de Operações, Gabriel Vieira, destacou que o avanço do comércio exterior tem demandado navios maiores, com maior capacidade, como forma de reduzir o custo logístico. “Nós estamos preparados para essa mudança”, afirmou.

Infraestrutura essencial para o aumento do calado
O aumento do calado no Porto de Paranaguá, fundamental para a atração de navios de maior porte como o Tai Knighthood e para a quebra de recordes de movimentação, só foi possível graças a uma obra de infraestrutura estratégica: a derrocagem da chamada Pedra da Palangana.
Concluída em novembro do ano passado, a derrocagem removeu a ponta de um maciço rochoso submerso localizado na área de manobra do Porto de Paranaguá. Este obstáculo era considerado um risco à navegação e limitava a capacidade e o tráfego de navios na entrada da baía.
Ao todo, a obra removeu aproximadamente 20 mil metros cúbicos de rocha da Pedra da Palangana, o que representa cerca de 10% da formação rochosa total estimada. A Portos do Paraná realizou a obra em conformidade com as diretrizes do licenciamento ambiental federal emitido pelo Ibama (nº 1144/2016), garantindo a adequação ambiental do projeto.
A remoção desse obstáculo submerso foi determinante para permitir o aumento do calado e, consequentemente, a chegada de navios com capacidade recorde de carga, como o Tai Knighthood.