A cidade de Curitiba será palco da “Semana Araucária de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) – Recursos públicos transformados em conhecimento e desenvolvimento”. O evento, que ocorrerá de 10 a 12 de março no Campus da Indústria, no Jardim Botânico, tem previsão de reunir cerca de 800 participantes.
Uma novidade importante é que, a partir desta edição, a Semana Araucária passa a integrar de forma permanente o calendário científico do Estado, consolidando-se como um marco anual na promoção da ciência paranaense. A iniciativa é promovida pela Fundação Araucária e visa destacar os resultados dos investimentos do Governo do Estado no Sistema Paranaense de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Ciência que impacta o dia a dia
O principal objetivo da Semana Araucária é apresentar à sociedade os frutos das pesquisas desenvolvidas no Paraná. O evento busca evidenciar como a ciência e a tecnologia impactam diretamente o cotidiano da população, desde o desenvolvimento de novas tecnologias até a melhoria de serviços públicos.
A programação contemplará os impactos em áreas cruciais como pesquisa científica, inovação, formação de recursos humanos e desenvolvimento tecnológico.
Prestação de contas e diálogo interinstitucional
Fátima Padoan, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, ressalta que o evento é uma oportunidade de prestação de contas à sociedade. “Trata-se também de um momento de prestação de contas à sociedade, evidenciando de forma transparente como e onde os recursos públicos investidos pela Fundação Araucária estão sendo aplicados.
Cada investimento realizado carrega a responsabilidade, planejamento e compromisso com resultados concretos para o estado”, afirmou. A Semana Araucária se configura como um espaço estratégico de integração, reunindo representantes do governo, universidades, setor produtivo e sociedade civil, fortalecendo o diálogo e a construção de novas parcerias.
Impulsionando a inovação e novas parcerias
Fernando Henrique Lermen, gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação, destaca o papel do evento no fomento à inovação no estado. “Será um espaço estratégico para impulsionar a inovação no Paraná.
Vamos apresentar nossos programas de apoio a startups, alinhados à estratégia Startup Life, além das parcerias e plataformas que conectam pesquisa e setor produtivo”, comentou. A ideia é conectar os avanços científicos com as demandas do mercado, gerando desenvolvimento econômico e social.
Lançamento de publicações e rodada de negócios
A cerimônia de abertura contará com o lançamento de duas importantes publicações: os livros dos 25 Anos da Fundação Araucária e dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs).
A programação foi estruturada em quatro eixos principais: a 5ª Mostra dos NAPIs, a 3ª Mostra Interativa de Projetos da Fundação Araucária e Clubes de Ciência, o 1º Espaço Ciência e Cidadania e a 1ª Rodada de Negócios de CT&I. A programação completa e as inscrições estão disponíveis para acesso.

- Deu Fantasma! Operário sobrevive à pressão do Coxa, vence nos pênaltis e vai à final do Paranaense - 21 de fevereiro de 2026
- Fim de semana de graça: ‘Verão + Cascavel’ transforma Ciro Nardi em polo de lazer a partir de hoje (21) - 21 de fevereiro de 2026
- Nem 8, nem 80: o “caminho do meio” para o fim da escala 6×1 passa pela semana de 5 dias e transição gradual - 21 de fevereiro de 2026





