(Foto: Wesley Cardozo Flavia Canavarro)
Sucesso de público: Vera Holtz volta a Curitiba com o aclamado monólogo inspirado no best-seller ‘Sapiens’
Com mais de 160 mil espectadores, o espetáculo “Ficções” comemora 400 apresentações em duas noites de reflexão e interação no palco do Guairão.
O ser humano é a única espécie capaz de acreditar em coisas que não existem fisicamente — como o dinheiro, as leis, as nações e as religiões. É a partir dessa premissa fascinante que a atriz Vera Holtz retorna a Curitiba para encenar o espetáculo “Ficções”, inspirado na obra-prima Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, do filósofo israelense Yuval Noah Harari.
A montagem, que é um verdadeiro fenômeno teatral, entra em cartaz no Teatro Guaíra (Guairão) na próxima semana, com sessões na quinta (27) e na sexta-feira (28). A passagem pela capital paranaense tem um sabor especial: o espetáculo celebra a marca de mais de 400 apresentações e três anos ininterruptos de turnê pelo Brasil.
Do livro para os palcos: Uma “jam session” teatral
O livro Sapiens, que já vendeu mais de 23 milhões de cópias no mundo, argumenta que o grande diferencial do Homo sapiens é a sua capacidade de inventar ficções coletivas, permitindo a cooperação em massa.
Foi esse conceito que instigou o produtor Felipe Heráclito Lima a comprar os direitos da obra em 2019. No entanto, quem for ao teatro esperando um “resumo falado” do livro terá uma surpresa. O diretor e dramaturgo Rodrigo Portella transformou as ideias de Harari em um jogo cênico interativo.
“Eu queria fazer uma peça que fosse espatifada, não é aquela montagem que pega na mão do espectador e o leva no caminho da fábula. O espectador é provocado a construir essa peça com a gente. É uma espécie de jam session, uma performance em construção”, descreve o diretor.
A versatilidade de Vera Holtz
Sozinha em cena — mas acompanhada da vibrante trilha sonora original executada ao vivo pelo músico e performer Federico Puppi —, Vera Holtz entrega uma atuação elogiada pela crítica.
A atriz não se prende a um só papel. Ela se desdobra em personagens criados para a peça, encarna a narradora, canta, improvisa, “conversa” com o autor do livro e, em momentos de quebra da quarta parede, fala como ela mesma, brincando com a imaginação da plateia.
“O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada”, destaca a atriz veterana sobre a dinâmica da peça.
Serviço: “Ficções”, com Vera Holtz
- Datas: 27 e 28 de fevereiro de 2026 (quinta e sexta-feira)
- Horário: 21h
- Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175, Centro, Curitiba.
- Duração: 80 minutos
- Classificação: 12 anos
- Ingressos: Disponíveis no site DiskIngressos e na bilheteria oficial do Teatro Guaíra.

Com informações de Agência de Notícias da Secretaria de Cultura do Paraná
- Fim de semana de tempestades: Paraná em alerta para chuvas intensas e riscos de alagamentos - 20 de fevereiro de 2026
- Sucesso de público: Vera Holtz volta a Curitiba com o aclamado monólogo inspirado no best-seller ‘Sapiens’ - 20 de fevereiro de 2026
- Fim do sufoco por moedas: ônibus da Grande Curitiba passam a aceitar cartão de crédito e débito na segunda (23) - 20 de fevereiro de 2026





