(Foto: Solen Feyssa)
As “notas de rodapé” são um recurso de segurança que permite a usuários adicionar contexto aos vídeos para combater a desinformação.
O TikTok lançou nesta quarta-feira (16), nos Estados Unidos (EUA), um novo recurso de verificação de fatos, semelhante às notas da comunidade já existentes em plataformas como o X e as redes sociais da Meta. A informação foi divulgada pelo Instituto Poynter.
Novo recurso de verificação
De acordo com a organização, o TikTok é a mais recente plataforma de mídia social a adotar uma estratégia de verificação de fatos com a implementação das chamadas “notas de rodapé”. Esta funcionalidade está disponível inicialmente apenas nos Estados Unidos, país onde o aplicativo conta com mais de 170 milhões de utilizadores.
Como funciona e objetivo
A plataforma social explicou que o novo recurso não substituirá as parcerias já estabelecidas com mais de 20 verificadores de fatos que atuam no combate à desinformação no TikTok. Agora, usuários norte-americanos com mais de 18 anos podem contribuir com notas contextuais sobre os vídeos publicados na plataforma. A empresa afirma que as “notas de rodapés oferecem nova oportunidade para as pessoas compartilharem seus conhecimentos e adicionarem uma camada de contexto à discussão, usando uma abordagem orientada por consenso”.
Combate à desinformação
A nova funcionalidade é descrita como um recurso autônomo de confiança e segurança que tem como principal objetivo combater a desinformação circulante na plataforma. O Instituto Poynter, que noticiou o lançamento, é uma organização global sem fins lucrativos dedicada a fortalecer a democracia através do ensino, publicações, verificação de fatos e promoção da alfabetização midiática.
Agência Brasil
- Obra de Restauração em Concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira Atinge 26% de Conclusão - 21 de janeiro de 2026
- Da Festa da Uva à Procissão no Mar: confira a agenda cultural que movimenta o Paraná no fim de janeiro - 21 de janeiro de 2026
- Motor da economia: Portos do Paraná crescem 10%, batem recorde histórico e lideram avanço logístico no Brasil - 21 de janeiro de 2026

