(Foto: Brunno Covello)
Uma volta ao mundo sem sair de Curitiba: Festival das Etnias traz Ucrânia, Japão, Itália e mais ao Guaíra
A partir de 30 de junho, evento espera 20 mil pessoas e celebra as culturas que formam o estado com 16 espetáculos inéditos, impulsionando o turismo e a economia da Capital.
O palco do Teatro Guaíra se prepara para receber as cores, os sons e os sabores que formam a identidade do Paraná. Entre os dias 30 de junho e 10 de julho, acontece a 63ª edição do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná, um dos mais antigos e importantes do Brasil.
Durante 11 dias, o evento apresentará 16 espetáculos inéditos, celebrando as tradições de povos como alemães, italianos, poloneses, ucranianos, japoneses, entre outros, que fincaram raízes no estado. “O festival é um verdadeiro tributo à diversidade cultural que forma o nosso Estado”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.
Uma janela para o turismo cultural do Estado
Mais do que um evento em Curitiba, o festival funciona como uma grande vitrine para o turismo cultural do Paraná. A iniciativa, que conta com o apoio do Viaje Paraná, atrai visitantes de todo o Brasil e desperta o interesse pelas cidades de origem de cada cultura. “Quem assiste e se encanta com uma dança ucraniana, acaba buscando mais sobre Prudentópolis. Quando vê uma apresentação japonesa, entra em contato com os municípios do Norte do Paraná, e por aí vai”, explica Blanca Hernando Barco, presidente da Aintepar, associação que organiza o evento.
Impacto econômico: um impulso para a capital
Com uma expectativa de público de 20 mil pessoas e mais de 2 mil profissionais envolvidos na produção, o festival gera um impacto direto e positivo na economia de Curitiba. Hotéis, restaurantes e todo o setor de serviços comemoram a realização do evento, que movimenta a cidade durante o inverno. “Essa vivência impulsiona o setor de turismo e gera benefícios diretos para a cidade, desde o comércio até a hotelaria, que certamente vai acolher muitos visitantes e trabalhadores do evento”, destaca Karla Sottomaior, vice-presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação (SEHA).



Serviço: programe-se para o festival
- O quê: 63º Festival Folclórico e de Etnias do Paraná.
- Quando: De 30 de junho a 10 de julho.
- Onde: Teatro Guaíra, Curitiba.
- Ingressos e Programação: https://festivalfolclorico.com.br