(Foto: Luiz Costa)
Vale do Pinhão em evidência: Curitiba é a 3ª melhor cidade do Brasil para Startups, segundo StartupBlink
Curitiba é a terceira melhor cidade do Brasil para startups, segundo avaliação do Global Startup Ecosystem Index Report (GSEI) 2025, divulgado nesta terça-feira (20/5) em evento online global transmitido de Israel. O relatório mundial, feito pelo instituto israelense StartupBlink, analisa 1.473 cidades de 118 países, avaliando o número e a qualidade das startups, além do ambiente de negócios.
Curitiba se destaca no cenário do empreendedorismo global, sendo reconhecida como a terceira melhor cidade do Brasil para startups. A avaliação foi divulgada no Global Startup Ecosystem Index Report (GSEI) 2025, um relatório mundial publicado nesta terça-feira (20/5) pelo instituto israelense StartupBlink, durante um evento online global transmitido de Israel. O estudo analisa 1.473 cidades em 118 países, considerando critérios como o número e a qualidade das startups, além do ambiente de negócios.
O prefeito Eduardo Pimentel comentou o reconhecimento no texto do levantamento: “Curitiba conquistou todos os principais prêmios de Cidade Inteligente recentemente e isso foi possível graças a um vibrante ecossistema de inovação. Nossas startups, empresas de tecnologia e universidades se reuniram no Vale do Pinhão para trabalhar juntas nesta transformação. A Prefeitura continua a oferecer o ambiente ideal para que esse movimento siga crescente e a melhorar a cidade para cada empresa e cada cidadão”.
Posição de destaque no Brasil e na América do Sul
Entre os municípios brasileiros avaliados, São Paulo ficou com o primeiro lugar, com 42.361 pontos; seguido pelo Rio de Janeiro, com 5.495 pontos; e Curitiba, que alcançou 5.471 pontos. Na sequência do ranking nacional, vêm Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis, demonstrando a força do Sul e Sudeste no ecossistema de inovação brasileiro.
Globalmente, Curitiba, cidade que abriga o ecossistema de inovação Vale do Pinhão, tem sido destaque no Startup Ecosystem Index Report desde 2022, chegando agora à 149ª posição no ranking global das mil cidades. São Paulo ocupa a 23ª posição e o Rio de Janeiro, a 147ª.
O primeiro lugar do GSEI 2025 é da cidade de São Francisco (Califórnia, EUA), no Vale do Silício, seguida por Nova Iorque (EUA) e Londres (Inglaterra), consolidando as potências globais em inovação.
Na América do Sul, Curitiba ficou com a 7ª posição, atrás de São Paulo, Bogotá, Santiago, Buenos Aires, Medellín e Rio de Janeiro, reafirmando sua relevância no contexto latino-americano.
A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação foi reconhecida no relatório como uma das iniciativas governamentais envolvidas na promoção de ecossistemas inovadores no Brasil. A Agência é parceira institucional da StartupBlink e colabora ativamente com o levantamento.

Cidade de unicórnios e programas de fomento
O relatório destaca a presença de empresas-unicórnio curitibanas, como Ebanx e MadeiraMadeira, que aparecem entre as startups brasileiras de maior sucesso, ao lado de nomes como QuintoAndar, iFood e Loggi.
Entre as ações da Prefeitura de Curitiba para fomentar o ecossistema de startups, estão os programas Cidade das Startups, que inclui os Worktibas (coworkings públicos que promovem a pré-incubação de novos negócios), e o Tecnoparque, que beneficia empresas de base tecnológica instaladas na cidade com redução no Imposto Sobre Serviços (ISS).
Esses programas são gerenciados pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, demonstrando o compromisso da gestão municipal com o crescimento e a inovação.