Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vitor Tavares é bronze: paranaense brilha nas duplas e garante medalha no mundial do Bahrein

Vitor Tavares é bronze: paranaense brilha nas duplas e garante medalha no mundial do Bahrein

(Foto: Alessandra Cabral)

Vitor Tavares é bronze: paranaense brilha nas duplas e garante medalha no mundial do Bahrein


Medalhista paralímpico subiu ao pódio nas duplas ao lado de norte-americano; Brasil encerrou participação no torneio com 14 atletas e bons resultados de outras paranaenses.

O parabadminton do Paraná continua entre os melhores do mundo. O curitibano Vitor Tavares encerrou sua participação no Campeonato Mundial da modalidade, realizado em Manama, no Bahrein, com mais uma medalha para a coleção: o bronze nas duplas masculinas da classe SH6 (para atletas com baixa estatura).

A competição chegou ao fim neste sábado (14), mas a conquista brasileira foi confirmada na sexta-feira (13). Vitor atuou em uma parceria internacional ao lado do norte-americano Miles Krajewski.

Publicidade

A dupla fez uma campanha sólida até a semifinal, quando acabou superada pelos chineses Lin Naili e Zeng Qingtao por 2 sets a 0 (parciais de 21/14 e 21/12). Como no regulamento do Mundial não há disputa de terceiro lugar, os semifinalistas garantem automaticamente a medalha de bronze.

Duelo “caseiro” no individual

Curiosamente, o parceiro de pódio foi o algoz de Vitor na chave de simples. O brasileiro acabou eliminado nas oitavas de final justamente por Krajewski. Ao todo, Vitor realizou oito jogos em Manama, acumulando seis vitórias e apenas duas derrotas.

Essa é mais uma conquista relevante no ciclo do paranaense, que já havia trazido o bronze individual dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Mulheres do Paraná também se destacam

O Brasil foi representado por 14 atletas no Mundial. Além de Vitor, outras paranaenses tiveram desempenho notável:

  • Edwarda Oliveira (PR): Chegou às quartas de final na disputa de simples da classe SL4 (deficiência em membros inferiores), assim como a maranhense Ana Carolina Coutinho.
  • Kauana Beckenkamp (PR): Ao lado da paulista Mikaela Almeida, também alcançou as quartas de final nas duplas das classes SL3-SU5.

Quem é Vitor Tavares?

Vitor possui hipocondroplasia congênita (nanismo). Ele conheceu o badminton paralímpico em 2016, ainda no colégio, a convite de um professor que identificou seu potencial para o alto rendimento. Desde então, tornou-se um dos principais nomes da modalidade nas Américas.

Galeria de Conquistas de Vitor Tavares:

  • Bronze (Simples) – Paralimpíadas de Paris 2024
  • Prata (Simples) – Parapan de Santiago 2023
  • Ouro (Simples) – Parapan de Lima 2019
  • Bronze (Simples) e Prata (Duplas) – Mundial de Tóquio 2022
Vitor Tavares é bronze: paranaense brilha nas duplas e garante medalha no mundial do Bahrein
(Foto: Divulgação CPB)

Com informações de Agência Brasil


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.
Publicidade Relacionada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *