(Foto: Amep)
Vitrine da inovação: bonde sem trilhos do Paraná atrai comitiva de prefeitos de Santa Catarina
Comitiva catarinense e representantes de Mato Grosso se reúnem com Ratinho Junior e visitam a montagem do veículo, que é o primeiro do tipo na América do Sul e já desperta interesse nacional.
O inovador Bonde Urbano Digital (BUD) do Paraná, antes mesmo de entrar em operação, já se tornou uma vitrine tecnológica para o resto do Brasil. Uma comitiva de prefeitos de Santa Catarina e representantes do governo de Mato Grosso esteve no estado, nesta terça-feira (14), para conhecer de perto o projeto. Os visitantes foram recebidos pelo governador Ratinho Junior no Palácio Iguaçu e, em seguida, acompanharam o processo de montagem do veículo, que ligará Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.
O Paraná na vanguarda da mobilidade urbana
A visita das autoridades catarinenses e mato-grossenses reflete o grande interesse que o projeto despertou no país. “Estamos felizes em trazer essa inovação para a América do Sul. Isso tem despertado a curiosidade de diversos estados e cidades”, afirmou o governador Ratinho Junior. Ele destacou que a iniciativa busca levar mais comodidade e qualidade de vida para os trabalhadores que dependem do transporte público, colocando o Paraná na vanguarda da mobilidade.
O que é o Bonde Urbano Digital?
O BUD é uma tecnologia chinesa que combina a capacidade e o conforto de um VLT com a flexibilidade de um ônibus. O veículo, 100% elétrico, não precisa de trilhos físicos, pois é guiado por “trilhos virtuais” — sensores magnéticos de alta precisão instalados sob o asfalto. Com 30 metros de comprimento e capacidade para 280 passageiros, o BUD tem um custo de implantação até três vezes menor que o de um VLT tradicional e pode começar a operar em um prazo muito mais curto.
>> Siga o canal do Jornal O Paranaense no WhatsApp
Um modelo para outras regiões metropolitanas
A comitiva de Santa Catarina, liderada pelo presidente da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), busca soluções para a mobilidade de sua região, que tem cerca de 800 mil habitantes. “O Paraná está de parabéns e, quando se fala em transporte público, é exemplo para o mundo. Viemos conhecer e aprender. Esse projeto é uma possibilidade que poderia ser vantajosa”, analisou o prefeito de Piçarras, Tiago Maciel Baltt. O interesse se estende a outras capitais, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, que também já procuraram o Governo do Paraná.
Reta final para a operação
A visita ocorre em um momento crucial do projeto. Segundo a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), as últimas peças para a montagem do BUD chegaram, e a expectativa é que os testes na via comecem nas próximas semanas. A operação com o público na linha Pinhais-Piraquara está prevista para iniciar em novembro. Paralelamente, avançam as obras da garagem e do centro de controle do sistema no terminal de Piraquara.

Com informações de Agência de Notícias do Governo do Paraná
- Viagens Aéreas no Brasil Disparam: Aeroportos Registram Crescimento de 9,4% e Marca Inédita de 129,6 Milhões de Passageiros em 2025, Aponta Anac - 22 de janeiro de 2026
- Após acordo Mercosul-UE, Santiago Peña diz que bloco mira Japão, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Indonésia, Vietnã e Canadá - 22 de janeiro de 2026
- Zebras e viradas: Coritiba tropeça no Couto, Operário desencanta e Foz vence jogo de cinco gols - 21 de janeiro de 2026

