(Foto: Divulgação)
Walmor Boza encanta Curitiba: recital gratuito de violão traz obras espanholas ao Teatro da Vila
O violinista curitibano, com reconhecimento internacional, apresenta obras de mestres espanhóis neste sábado (7), às 16h, em um espetáculo de alto nível no espaço cultural da FCC.
Curitiba será palco de um evento cultural imperdível neste sábado, 7 de junho, às 16h. O Teatro da Vila, espaço cultural da Fundação de Ação Social de Curitiba (FCC) localizado na CIC, receberá um recital gratuito de violão de padrão internacional. A apresentação será comandada pelo renomado violinista curitibano Walmor Boza, que já encantou plateias na França e na Argentina.
Para este recital especial, o músico preparou um repertório cuidadosamente selecionado, mergulhando nas obras de importantes autores espanhóis. O público terá a oportunidade de ouvir peças de Fernando Sor, como as “Variações sobre um tema de Mozart”, além de clássicos de Francisco Tárrega e Isaac Albéniz. A apresentação também incluirá uma imersão na obra de Joaquim Malats, pianista e compositor catalão.
Um espetáculo de alto nível e virtuosismo
Camila Schmitt, supervisora do Teatro da Vila, destaca a singularidade do evento: “O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil, e grandes artistas como o Walmor nos ajudam a ver e ouvir as suas infinitas possibilidades. Esse recital com certeza será uma surpresa e um deleite para o público”. Ela ressalta a oportunidade de apreciar um espetáculo de altíssima qualidade, executado por um músico de elevado nível técnico e artístico.
Walmor Boza se apresenta utilizando um violão Sérgio Abreu n.1, um instrumento de grande valor que está em posse do artista por desejo do próprio luthier Sérgio Abreu. Além disso, o músico conta com o patrocínio da aclamada Royal Classics Strings (Espanha), reforçando seu prestígio internacional.
Ricardo Dias, também luthier, elogia a busca incansável de Boza pela perfeição: “Walmor Boza tem uma característica valiosa: nunca está satisfeito. Cada vez que o encontro está tocando melhor. E sempre foi um músico antes de ser um violonista; isso é raro e, portanto, valioso”, afirmou.
Uma carreira de destaque internacional
A trajetória de Walmor Boza é marcada por uma constante busca por excelência e reconhecimento. Em 2017, ele concluiu o V Máster de Guitarra Clásica na Universidade de Alicante (Espanha), onde teve a oportunidade de estudar com grandes nomes do violão mundial, como David Russell, Manuel Barrueco, Pepe Romero, Duo Assad, Fábio Zanon e Xavier Diaz-Latorre.
Em 2018, o violonista realizou uma bem-sucedida turnê com 18 recitais pelas maiores cidades do Paraná. O ano seguinte marcou sua estreia com a Camerata Antiqua de Curitiba, uma das mais importantes orquestras de Câmara do Brasil, e o lançamento de seu primeiro álbum, intitulado “Recital”.
Recentemente, em 2023 e 2024, Walmor Boza realizou uma série de concertos em Curitiba, Jundiaí (SP) e Rio de Janeiro. Um de seus feitos mais notáveis foi a apresentação com a Orquestra Sinfônica do Paraná, quebrando um jejum de mais de 20 anos sem a participação de um violonista paranaense como solista com a orquestra estadual.

Serviço: recital gratuito de violão com Walmor Boza
- Data: Sábado, 7 de junho de 2025
- Horário: 16h
- Local: Centro Cultural Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 451, CIC)
- Entrada: Gratuita
Repertório:
- Anônimo – Romance de Amor
- F. Sor (1778–1839) – Variações sobre um tema de Mozart op. 9
- F. Tárrega (1852–1909) – Recuerdos de la Alhambra
- A. Barrios (1885–1944) – La Catedral (Prelúdio, Andante religioso, Allegro Solemne)
- J. Malats (1872–1912) – Serenata Española
- I. Albéniz (1860 – 1909) – Astúrias
Com informações de Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba
- Zebras e viradas: Coritiba tropeça no Couto, Operário desencanta e Foz vence jogo de cinco gols - 21 de janeiro de 2026
- Obra de Restauração em Concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira Atinge 26% de Conclusão - 21 de janeiro de 2026
- Da Festa da Uva à Procissão no Mar: confira a agenda cultural que movimenta o Paraná no fim de janeiro - 21 de janeiro de 2026

