Zoológico de Curitiba inaugura neste fim de semana a trilha do Sergião, famoso jacaré do Barigui

Zoológico de Curitiba

(Foto: Valquir Aureliano)

Programação especial do Zoo, parte do Ciclo Siete, discute sustentabilidade e preservação da biodiversidade até 11 de abril.

O Zoológico de Curitiba, localizado no Alto Boqueirão, iniciou neste fim de semana uma programação especial dedicada à discussão da sustentabilidade e da preservação da biodiversidade. O Zoo participa mais uma vez das atividades da comunidade Ciclo Siete, um grupo de 22 países ibero-americanos unidos pela conservação da natureza e pelo cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um dos destaques da programação é a inauguração da trilha do Sergião, o conhecido jacaré que viveu no Parque Barigui.

Ciclo Siete no Zoo de Curitiba

As ações do Ciclo Siete acontecem há 11 anos em Curitiba, sempre no mês de abril. A programação completa do Zoo está disponível no site do Ciclo Siete.

O Zoo que Você não Vê

O tema da edição deste ano é “O Zoo que Você não Vê”. As atividades tiveram início neste sábado (5/4) e se estenderão até o dia 11 de abril, com programações pela manhã, tarde e noite. “Neste ano, montamos uma programação focando as pessoas que cuidam do Zoológico. No sábado, tivemos um piquenique com funcionários da empresa Solvay, que presta serviços para o Zoo, e também contamos com a participação da Família Folhas”, explicou a coordenadora da Educação Ambiental do Zoo de Curitiba, Cláudia Bosa.

Inauguração da Trilha do Sergião

Neste domingo (6/4), o Zoológico inaugurou a trilha do Sergião, uma atividade aberta a todos os visitantes do Zoo, das 10h às 15h. Sergião é o jacaré de 3 metros que viveu no Parque Barigui, onde inclusive ganhou um monumento, e que desde 2008 vive sob os cuidados do Zoo. A atividade acontece em frente à Casa da Educação Ambiental do Zoológico, com vista para o lago onde Sergião reside atualmente. Os participantes da trilha podem caminhar e conhecer a história do famoso animal.

Programação da Semana

  • Segunda-feira (7/4): O Zoo estará fechado para manutenção e não receberá visitantes. A atividade do dia será o lançamento no Instagram (@educacaoambiental_zooctba) do vídeo da campanha educativa “Jacaré de Boa na Lagoa”, que também abordará a história do Sergião.
  • Terça-feira (8/4): A programação será com um grupo de estudantes universitários de Medicina Veterinária na Casa de Acantonamento, das 19h às 22h30.
  • Quarta-feira (9/4): Haverá uma palestra da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) sobre Estilo de Vida Saudável para os funcionários do Zoo, às 13h.
  • Quinta-feira (10/4): Os funcionários do Zoo participarão de um desafio do plástico de uso único, sendo incentivados a não utilizar copos descartáveis para beber água ou outros líquidos durante todo o dia.
  • Sexta-feira (11/4): O encerramento da programação do Ciclo Siete contará com apresentações culturais dos funcionários do Zoo para os visitantes. A atividade é aberta ao público às 13h30, no quiosque do camelo, onde será possível descobrir os talentos “escondidos” do Zoo, como o tratador venezuelano Diomar, que era maestro em seu país de origem.

Serviço: Atividades de sustentabilidade do Ciclo Siete no Zoo

Entrada: Gratuita

Data: de 5 a 11/4 (fechado para manutenção na segunda, 7/4)

Local: Zoológico de Curitiba (Rua João Miqueletto, 1.500 – Alto Boqueirão)

Agência Notícias da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *