(Foto: Paul Hanna)
O Vaticano confirmou o falecimento de Jorge Mario Bergoglio neste domingo. O funeral terá início na Basílica de São Pedro, em Roma.
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, faleceu hoje aos 88 anos de idade. A notícia foi divulgada pelo Vaticano. Ele entrou para a história como o primeiro pontífice latino-americano da Igreja Católica.
Início do funeral em Roma
Seguindo a tradição, o funeral do Papa terá início na Basílica de São Pedro, em Roma. O corpo de Jorge Mario Bergoglio ficará exposto para a visitação e oração dos fiéis. A cerimônia fúnebre culminará com a missa de corpo presente, realizada na Praça de São Pedro. Recentemente, em abril de 2024, o Papa havia comentado que já estava “tudo pronto” para sua sepultura, revelando o desejo de simplificar os ritos fúnebres papais e ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, uma escolha que foge à tradição de sepultamento em São Pedro.
Saúde debilitada
A saúde do Papa Francisco vinha sendo noticiada com frequência pela imprensa internacional nos últimos anos. Ele apareceu utilizando cadeira de rodas pela primeira vez em maio de 2022, devido a dores intensas no joelho causadas por um ligamento rompido. Posteriormente, enfrentou problemas respiratórios, cancelando a viagem para a COP28 em novembro de 2023 por conta de gripe e inflamação pulmonar. Em janeiro de 2024 e fevereiro de 2025, teve episódios de bronquite que o impediram de terminar discursos, necessitando que um assistente fizesse a leitura. Dias antes de seu falecimento, o Papa havia sido internado para uma cirurgia descrita pelo Vaticano como “complexa”.
Papado durante a pandemia e mensagens
Francisco também é lembrado por ter sido o líder da Igreja Católica durante a pandemia da Covid-19. Sua imagem caminhando sozinho e rezando na Praça de São Pedro em um dia chuvoso, em 27 de março de 2020, foi vista globalmente e se tornou um marco na comunicação religiosa. Na ocasião, ele declarou: “Percebemos que estamos todos no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários, todos chamados a remar juntos, todos necessitados de conforto mútuo”. Em outubro de 2020, publicou a encíclica Fratelli Tutti, conclamando a humanidade a se unir em “amizade social” em prol de causas comuns como meio ambiente, direitos humanos e paz.