(Foto: Divulgação)
A cidade de Foz do Iguaçu começa a construir, junto à sua comunidade artística e cultural, o caminho para receber a primeira filial do renomado Centre Georges Pompidou na América Latina. A iniciativa marca um novo momento para o turismo e a cultura paranaense.
Primeira ação acontece no dia 29 de abril
O ponto de partida dessa jornada será o 1º Diálogo com a Sociedade, que acontece na próxima terça-feira (29), das 19h às 21h, na Estação Cultural Haroldo Alvarenga, no centro da cidade. O evento busca abrir espaço para reflexões sobre o papel dos museus e o aproveitamento dos espaços culturais a partir da escuta da própria população.
“Esse encontro vai marcar o início de uma agenda para envolver a comunidade de Foz do Iguaçu com a instalação do Museu Pompidou na cidade, visando com que os cidadãos e artistas da cidade sintam-se parte deste projeto, que representa um grande avanço para a cultura e o turismo”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites.
Seminários e oficinas também estão programados
Como parte da programação, já estão previstos dois Seminários de Práticas Contemporâneas, nos dias 21 e 22 de maio, com workshops voltados à elaboração de projetos culturais. As oficinas serão conduzidas por Priscila de Morais, coordenadora de desenvolvimento de públicos do Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu.
Um novo marco para a cidade e para o Paraná
Para o prefeito General Silva e Luna, a chegada do museu representa a possibilidade de Foz se tornar ainda mais reconhecida internacionalmente:
“Teremos um equipamento cultural de tamanho reconhecimento, como o Museu Internacional de Foz do Iguaçu, que, sem dúvidas, irá gerar toda uma atmosfera inspiradora à criação de outros museus na cidade”.
A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, reforçou a importância do vínculo com a população:
“É de suma relevância criarmos essa sinergia entre a instituição e a população iguaçuense, que sentir-se-á pertencente ao contexto histórico-cultural de instalação do Museu Internacional”.
Sobre o Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu
O projeto do museu internacional é uma iniciativa do Governo do Paraná e será implantado em uma área de 24 mil metros quadrados, cedida pela CCR Aeroportos, localizada a cerca de 10 minutos do Parque Nacional do Iguaçu.
O arquiteto Solano Benítez, premiado com o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza, foi escolhido para comandar o projeto. Sua proposta prevê o uso de materiais locais e técnicas construtivas sustentáveis, valorizando o entorno natural e a identidade da região.
Agência Notícias da Prefeitura de Foz do Iguaçu