(Foto: Lucas G. Cardoso)
Jogando nesta quinta-feira pela 3ª fase da Copa do Brasil, Athletico-PR empatou em 0 a 0 com o Brusque em Santa Catarina, e Operário-PR ficou no 1 a 1 com o Vasco da Gama em Ponta Grossa; igualdades deixam classificação para a próxima fase da competição nacional em aberto.
A rodada da terceira fase da Copa do Brasil, realizada nesta quinta-feira (1º), terminou com empates para os dois clubes paranaenses que entraram em campo. Jogando fora de casa, o Athletico-PR ficou no 0 a 0 com o Brusque em Santa Catarina, enquanto o Operário-PR empatou em 1 a 1 com o Vasco da Gama no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. Os resultados de igualdade deixam as decisões das vagas para as oitavas de final completamente em aberto para os jogos de volta.
Athletico segura o 0 a 0 fora de casa
O confronto entre Brusque e Athletico-PR na Arena Joinville não teve gols. Diante de 6.158 torcedores, Furacão e Quadricolor empataram em 0 a 0 na partida de ida. O resultado mantém a igualdade na disputa pela classificação, sem vantagem para nenhum dos lados. O Athletico chegou a balançar as redes nos acréscimos do segundo tempo, mas o gol foi anulado pela árbitra Edina Alves Batista após detectar toque de mão do atacante Luiz Fernando no lance.
A partida foi bastante truncada no primeiro tempo, com o Athletico tendo mais posse de bola e criando algumas chances, mas sem sucesso na finalização. O Brusque também teve sua oportunidade. A etapa final seguiu sem alterações no placar, mesmo com o Furacão sendo mais incisivo e mantendo a superioridade na posse. Os erros de finalização custaram caro ao time paranaense, que viu o lance mais polêmico ser o gol anulado nos acréscimos por toque de mão de Luiz Fernando.
Operário fica no 1 a 1 em jogo disputado
Em Ponta Grossa, o Operário-PR e o Vasco da Gama empataram em 1 a 1 no Estádio Germano Krüger. O jogo, marcado por pouca inspiração em alguns momentos e um gramado com buracos que dificultaram a construção de jogadas, teve o time carioca saindo na frente com um bonito gol de longe marcado por Nuno Moreira no primeiro tempo. O Fantasma, atrás no placar, passou a controlar a posse de bola e ter mais iniciativa ofensiva, criando boas chances, inclusive tendo um pênalti inicialmente marcado a seu favor revertido após revisão do VAR.
O empate veio no segundo tempo com uma finalização precisa de Boschilia, após boa trama da equipe paranaense e um passe de letra de Marcos Paulo. Após o empate e muitas substituições, o jogo caiu de qualidade, caminhando para o fim com poucas chances claras e muitos passes errados, resultando em um placar que, ao final, fez jus ao desempenho das equipes em campo.
Classificação em aberto para a volta
Com os empates nos jogos de ida, a definição das vagas para a próxima fase da Copa do Brasil ficou para as partidas de volta. O clube que vencer o confronto de volta avança na competição e garante uma premiação de R$ 3.638.250 da CBF. Em caso de nova igualdade no placar agregado, a vaga será decidida diretamente nos pênaltis, aumentando a emoção da disputa.
O confronto entre Athletico e Brusque terá sua volta no dia 20 de maio (terça-feira), às 19h30 (horário de Brasília), na Ligga Arena, em Curitiba. Já a vaga entre Operário e Vasco será decidida em São Januário, Rio de Janeiro, também no dia 20 de maio.
Próximos compromissos nacionais
Antes de se enfrentarem novamente pela Copa do Brasil, Athletico e Operário têm compromissos por seus respectivos campeonatos nacionais neste domingo (4). O Brusque, que disputa a Série C, enfrentará o Náutico fora de casa, às 19h (de Brasília), nos Aflitos. O Athletico, na Série B, receberá o Botafogo-SP na Ligga Arena no mesmo dia, mas às 18h30 (de Brasília). Em Ponta Grossa, o Operário volta a campo no Germano Krüger neste domingo para enfrentar o América-MG pela Série B. O Vasco da Gama, pela Série A do Brasileirão, terá pela frente o Palmeiras, também no domingo.