Operação da PF em Londrina prende homem por abuso sexual infantojuvenil na Internet

Operação da PF em Londrina Prende Homem por Abuso Sexual Infantojuvenil na Internet

(Foto: Divulgação PF)

Operação da PF em Londrina prende homem por abuso sexual infantojuvenil na Internet


Ação nacional para combater o compartilhamento de materiais de abuso prendeu um dos alvos em flagrante na cidade; investigação começou com alerta de ONG dos EUA.

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Multiplus, uma ação nacional para combater a aquisição e o compartilhamento de arquivos de abuso sexual infantojuvenil. Um dos alvos da operação foi preso em flagrante na cidade de Londrina, no Norte do Paraná, pelo armazenamento do material criminoso. Além da prisão no estado, os agentes federais cumpriram mandados de busca e apreensão em outros três estados: Rio de Janeiro, Mato Grosso e Maranhão.

A rede criminosa: vendedores e consumidores

A investigação revelou um esquema de comercialização de fotos e vídeos de abuso pela internet. O principal vendedor, alvo de um mandado em Nova Iguaçu (RJ), atuava em conjunto com um comparsa que já havia sido preso em maio, na Bahia. Os demais alvos da operação de ontem, incluindo o homem preso em Londrina, eram consumidores que compravam o material distribuído pela dupla. Durante as buscas, foram apreendidos celulares e outros dispositivos que passarão por perícia.

Uma ação preventiva contra abusadores em potencial

Para o delegado federal Giuliano Cucco, responsável pela investigação, a operação vai além de punir o crime de armazenamento. Ele alerta que a experiência policial indica que os consumidores desse tipo de material representam um risco real e iminente para a sociedade. “Essas pessoas tendem a progredir criminosamente e, se tiverem oportunidade de abusar de uma criança ou adolescente, não hesitarão em fazê-lo. É importante afastar de vez essa prática nociva”, afirmou o delegado.

Operação da PF em Londrina Prende Homem por Abuso Sexual Infantojuvenil na Internet
(Foto: Divulgação PF)

Cooperação internacional na origem da investigação

A “Operação Multiplus” é um exemplo de cooperação internacional no combate a esse tipo de crime. As investigações foram iniciadas após o recebimento de relatórios enviados à Polícia Federal pelo NCMEC (National Center for Missing & Exploited Children), uma organização não-governamental dos Estados Unidos que é referência mundial na proteção infantil. A ação reforça o compromisso do Brasil com a Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU, que visa proteger crianças e adolescentes contra todas as formas de exploração e abuso.

Com informações de Agência de Notícias da Polícia Federal


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *