(Foto: Denis Ferreira Netto)
Como será o tempo em agosto? Simepar prevê mês com pouca chuva e grande amplitude térmica no Paraná
Agosto deve ser mais seco que a média histórica, que já é a mais baixa do ano; prepare-se para manhãs geladas e tardes de sol com temperaturas amenas.
O mês de agosto, que começa nesta sexta-feira (1º), deve seguir um padrão clássico de inverno no Paraná, mas com uma característica acentuada: o tempo seco. De acordo com o Simepar, a previsão para o mês é de chuvas abaixo da média histórica, que já é a mais baixa de todo o ano.
A principal marca do clima em agosto será a grande amplitude térmica, com uma diferença significativa entre as temperaturas da manhã e da tarde, exigindo que os paranaenses saiam de casa preparados para o frio e o calor no mesmo dia.
As temperaturas: manhãs geladas, tardes amenas
A previsão indica que as temperaturas médias de agosto ficarão dentro da normalidade para o período, sem ondas de frio extremo ou calor fora de época. O que vai predominar é a oscilação diária. “É um mês que começa a ter oscilações maiores nas temperaturas. A previsão é de noites geladas e tardes aprazíveis“, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. A condição para formação de nevoeiros no amanhecer também permanece, principalmente no Leste, Campos Gerais e na região de Curitiba.

A chuva: poucos eventos e acumulados baixos
Historicamente, agosto já é o mês menos chuvoso no Paraná. Em 2025, essa característica deve ser ainda mais forte. A previsão aponta para a passagem de algumas frentes frias, como a que chega na próxima segunda-feira (4), mas que devem trazer apenas chuvas fracas e de baixo volume. “O final do mês tem previsão de chuva mais organizada, mas ainda assim o volume total de chuvas do mês deverá ficar abaixo da média histórica”, afirma Kneib. Apenas as regiões Oeste e Sudoeste devem ter acumulados um pouco mais significativos.
Com informações de Simepar
- Viagens Aéreas no Brasil Disparam: Aeroportos Registram Crescimento de 9,4% e Marca Inédita de 129,6 Milhões de Passageiros em 2025, Aponta Anac - 22 de janeiro de 2026
- Após acordo Mercosul-UE, Santiago Peña diz que bloco mira Japão, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Indonésia, Vietnã e Canadá - 22 de janeiro de 2026
- Zebras e viradas: Coritiba tropeça no Couto, Operário desencanta e Foz vence jogo de cinco gols - 21 de janeiro de 2026

