A força do cooperativismo: Governo e Assembleia homenageiam os 100 anos da Frísia e o setor no Paraná

A Força do Cooperativismo: Governo e Assembleia Homenageiam os 100 Anos da Frísia e o Setor no Paraná

(Foto: Divulgação Frísia)

A força do cooperativismo: Governo e Assembleia homenageiam os 100 anos da Frísia e o setor no Paraná


Com R$ 205 bilhões em faturamento e 4 milhões de cooperados, sistema cooperativista será celebrado em evento no Palácio Iguaçu que marca o centenário da pioneira Frísia.

O Palácio Iguaçu, em Curitiba, será palco na próxima segunda-feira (7) de uma grande homenagem à força que move a economia paranaense: o cooperativismo. Em um evento conjunto do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, serão celebrados os 100 anos da cooperativa Frísia, a mais antiga do Paraná, e o Ano Internacional do Cooperativismo, declarado pela ONU para 2025. “O cooperativismo é o método que permitiu a expansão do Paraná. Chegamos à quarta maior economia do Brasil com o vigor dos nossos cooperados”, destacou o governador em exercício, Darci Piana.

Frísia: 100 anos de história, de 7 fundadores a uma potência

A homenagem à Frísia marca o centenário de uma história de sucesso. Fundada em Carambeí por apenas sete visionários, a cooperativa se transformou em uma gigante do agronegócio. Hoje, com cerca de 1,1 mil cooperados e 1,2 mil colaboradores, a Frísia registrou em 2024 uma produção impressionante de mais de 362 milhões de litros de leite e 826 mil toneladas de grãos. “Imaginar que há 100 anos sete visionários começaram a nossa cooperativa e vê-la como está hoje, nos enche de orgulho”, afirmou o presidente da Frísia, Geraldo Slob.

A Força do Cooperativismo: Governo e Assembleia Homenageiam os 100 Anos da Frísia e o Setor no Paraná
(Foto: Divulgação Frísia)

O gigante cooperativista paranaense em números

A celebração vai além da Frísia e reconhece o impacto de todo o setor no estado. Representadas pelo Sistema Ocepar, as mais de 240 cooperativas do Paraná são um verdadeiro motor econômico. Elas reúnem mais de 4 milhões de cooperados, geram 146 mil empregos diretos e, no ano passado, atingiram um faturamento global de R$ 205,6 bilhões. Em 130 municípios paranaenses, as cooperativas são os principais negócios, demonstrando sua capilaridade e importância social.

Exposição e fórum de presidentes

Após a cerimônia de homenagem, será aberta ao público no hall do Palácio Iguaçu a exposição “Cooperativismo: história, legado e futuro”, que contará a trajetória do setor no Paraná. O evento integra a programação do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, um encontro estratégico que reunirá as principais lideranças do cooperativismo no estado na terça-feira (8) para discutir os planos e o futuro do setor.

Com informações de Agência de Notícias do Governo do Paraná


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *