(Foto: Yuri A. F. Marcinik)
Adeus, calorão: 2026 chega com chuva e temperaturas mais amenas ao Paraná
Após sequência histórica de dias quentes, Simepar prevê virada de ano com tempo instável e alívio nos termômetros; confira a previsão para a sua região.
Se você não aguentava mais o calor intenso dos últimos dias, a notícia é boa: o clima vai mudar. O ano de 2026 chegará “lavando a alma” dos paranaenses. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a massa de ar quente que predominou na última semana dará lugar a chuvas frequentes e temperaturas mais agradáveis nesta virada de ano.
A mudança quebra uma sequência de quase sete dias com termômetros marcando até cinco graus acima da média histórica, especialmente nos Campos Gerais, Leste e Litoral.
O motivo da mudança no tempo
A instabilidade climática já começou a dar as caras nesta segunda-feira (29). A combinação de um sistema frontal no oceano, uma área de baixa pressão no continente e o aumento da umidade vinda dos países vizinhos criou o cenário perfeito para a chuva.
Na madrugada de hoje, cidades como Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu já registraram acumulados superiores a 50 mm. A tendência é que a chuva se espalhe. “Trazem alguns transtornos, pois são pancadas fortes, acompanhadas de muitos raios e até mesmo algumas rajadas de vento, mas vêm para refrescar”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.
Como será a Virada do Ano (31/12 e 01/01)
Para quem planeja passar o Réveillon ao ar livre, é bom preparar a capa de chuva ou a tenda. A partir desta terça-feira, a direção dos ventos muda, trazendo ar úmido e potencializando a formação de nuvens.
- Risco de temporais: Entre terça e quarta-feira, o risco aumenta.
- Dia 1º de janeiro de 2026: A expectativa é de chuva frequente, principalmente na faixa entre o Centro-Leste e o Litoral do Estado.
Queda nas temperaturas: o alívio esperado
O calor sufocante tem hora para acabar. Os primeiros dias de janeiro trarão máximas abaixo dos 30°C em praticamente todos os municípios paranaenses.
Confira a tendência para os próximos dias:
- Curitiba: Hoje (29) ainda chega perto dos 30°C, mas cai para menos de 28°C amanhã e deve ficar em, no máximo, 26°C nos dias 2 e 3 de janeiro.
- Antonina (Litoral): Segue quente (perto de 30°C) até a quinta-feira (1º), mas na sexta e sábado as máximas despencam para a casa dos 25°C.
Retrospectiva: a semana de calor histórico
Desde o dia 21 de dezembro, o Paraná viveu dias de forno. A falta de chuva e o sol forte fizeram com que cidades como Curitiba, Fazenda Rio Grande e Lapa ficassem uma semana inteira com temperaturas 5°C acima do normal para a época.
No Litoral, a situação foi ainda mais extrema devido à umidade, que elevou a sensação térmica.
- Sensação Térmica: Passou dos 40°C em todas as estações do litoral na última semana.
- Seca temporária: Cidades como Irati registraram apenas 1,4 mm de chuva em oito dias.
Os recordes de calor de 2025
Antes de se despedir, 2025 deixou marcas impressionantes nos termômetros nos últimos dias de dezembro. Várias cidades bateram seus recordes anuais justamente nesta reta final.
Veja onde o calor foi mais intenso:
- Guaraqueçaba: Atingiu 40,4°C na sexta-feira (26) – a segunda maior temperatura do Paraná em todo o ano (perdendo apenas para Capanema em abril).
- Morretes: Chegou a 39,5°C na véspera de Natal.
- Pinhais: Registrou 35,1°C no domingo (28).
- Curitiba: Marcou 33,3°C na sexta-feira (26).
Com a chegada das chuvas, a recomendação é de cautela no trânsito e atenção aos alertas da Defesa Civil para possíveis temporais localizados.

Com informações de Simepar
- Obra de Restauração em Concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira Atinge 26% de Conclusão - 21 de janeiro de 2026
- Da Festa da Uva à Procissão no Mar: confira a agenda cultural que movimenta o Paraná no fim de janeiro - 21 de janeiro de 2026
- Motor da economia: Portos do Paraná crescem 10%, batem recorde histórico e lideram avanço logístico no Brasil - 21 de janeiro de 2026

