(Foto: Geraldo Bubniak)
Agronegócio paranaense fortalecido: EuroChem investe em produção de fertilizantes em Paranaguá
O investimento foi apresentado ao governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira (20). Com o aporte, a unidade passou a ter capacidade produtiva de 600 mil toneladas de fertilizantes por ano, gerando cerca de 250 empregos diretos.
A EuroChem, multinacional do segmento de nutrição de plantas, investiu mais de R$ 40 milhões para reativar uma fábrica de fertilizantes em Paranaguá, no Litoral do Paraná. Com o aporte, a unidade passou a ter capacidade produtiva de 600 mil toneladas de fertilizantes por ano, gerando cerca de 250 empregos diretos. O investimento foi apresentado pela diretoria da empresa ao governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira (20).
Estratégia de expansão e impacto na agricultura
O investimento faz parte de uma estratégia da empresa para ampliar a atuação na região Sul do Brasil, acessando um mercado que demanda quase 5 milhões de toneladas de fertilizantes anuais. A planta, que foi projetada para receber expansões futuras, atua com mistura e armazenamento de fertilizantes, atendendo principalmente os produtos agrícolas paranaenses.
“Este é um investimento que fortalece a nossa agricultura, aproximando a produção de insumos agrícolas de qualidade ao produtor rural paranaense. Isso impacta em custos de produção mais baixos e em produtos agrícolas de alta qualidade, que ganham valor de mercado, além de gerar empregos no nosso Estado, com renda e desenvolvimento regional”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Paraná: polo logístico e agrícola
O Paraná foi o estado escolhido para o aporte devido à sua capacidade logística e ao seu protagonismo econômico no agronegócio. O Porto de Paranaguá é a maior porta de entrada de fertilizantes no Brasil. Em 2024, por exemplo, o porto importou 11,1 milhões de toneladas do produto, o que representa 24,9% de toda a movimentação nacional da carga.
Em paralelo, projeções apontam que o Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário paranaense tenha um crescimento de 14% em 2025, reforçando a importância deste setor para a economia regional e nacional.
“Este é um dos grandes mercados agrícolas e de fertilizantes do Brasil e, agora, a EuroChem está ampliando a sua atuação para atender os agricultores e, nossos parceiros de negócio, por meio desta unidade”, afirmou o CEO da EuroChem na América do Sul, Gustavo Bastide Horbach.

Sobre a EuroChem e sua atuação no Brasil
A EuroChem está presente em mais de 100 países, sendo uma das líderes globais no segmento de nutrição de plantas. A empresa é uma das únicas a produzir os três principais macronutrientes da agricultura, que são nitrogênio, fósforo e potássio.
Atualmente, a empresa possui 12 unidades produtivas no Brasil, com capacidade instalada de 10 milhões de toneladas por ano. A unidade de Paranaguá é uma das fábricas que a EuroChem adquiriu ao assumir, em 2022, o controle acionário da Fertilizante Heringer. No processo de reativação e de investimentos na unidade, a empresa priorizou a contratação de mão-de-obra local, principalmente de moradores do distrito de Alexandra, onde a planta fica sediada.