Alerta dos dentistas: a moda do “morango do amor” está levando pacientes aos consultórios com dentes quebrados

Alerta dos Dentistas: A Moda do "Morango do Amor" Está Levando Pacientes aos Consultórios com Dentes Quebrados

(Foto: Canva)

Alerta dos dentistas: a moda do “morango do amor” está levando pacientes aos consultórios com dentes quebrados


Popular nas redes sociais, doce com casca de caramelo duro pode quebrar dentes e danificar aparelhos; CFO orienta sobre como consumir com segurança.

O “morango do amor”, uma sobremesa de morango coberta com uma casca de caramelo que viralizou nas redes sociais, acendeu um alerta entre os dentistas. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) emitiu um comunicado na última semana advertindo sobre os riscos do doce.

Segundo a entidade, vídeos de pessoas que quebraram dentes, trincaram lentes de contato dentais e até arrancaram próteses e aparelhos ortodônticos ao morder o caramelo duro e pegajoso também se tornaram virais, evidenciando o perigo da nova moda.

Como comer com segurança: A dica da faca e os cuidados com a cárie

Para quem não quer abrir mão de provar o doce, o CFO deu orientações claras para minimizar os riscos. A principal dica é não morder a casca de caramelo diretamente. “O ideal é usar uma faca para partir a casquinha caramelada e colocar pedaços pequenos dentro da boca”, orientou o conselho.

Caso não seja possível, a recomendação é morder as partes onde a camada de caramelo é mais fina, utilizando sempre os dentes de trás (molares). Além disso, por ser rico em açúcar, o doce aumenta o risco de cáries, sendo fundamental escovar os dentes logo após o consumo.

Alerta dos Dentistas: A Moda do "Morango do Amor" Está Levando Pacientes aos Consultórios com Dentes Quebrados
(Foto: Canva)

Alerta máximo: risco elevado para quem usa aparelho ou prótese

O alerta é ainda mais sério para pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos, facetas, coroas ou qualquer tipo de prótese dental. Para este grupo, a recomendação do CFO é não ingerir o doce de forma alguma. O caramelo, por ser extremamente duro e pegajoso, pode se prender aos dispositivos e, ao ser mastigado, “arrancá-los da boca”, causando “danos irreversíveis” e lesões. A orientação é buscar receitas alternativas que não incluam a casca de caramelo.

Com informações de Agência Brasil


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *