(Foto: SEEC)
Mostra reúne obras de quatro artistas paranaenses que exploram as interconexões entre corpo, casa e mundo
O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, recebe a partir do dia 13 de fevereiro a exposição “Casa Mundo – das formas de coabitar”. A mostra reúne obras de quatro artistas paranaenses – Isabela Picheth, Nicole Christine, Pat Mattos e Priscilla Durigan – que, por meio de diferentes linguagens e materialidades, estabelecem diálogos entre suas práticas artísticas, investigando as múltiplas formas de habitar o mundo.
Uma viagem pelas interconexões entre corpo, casa e mundo
Com curadoria de Mariana Bernal, a exposição convida o público a uma reflexão sobre as relações entre corpo, casa e mundo, não como esferas isoladas, mas sim interconectadas. As obras, que incluem esculturas em tecido, madeira, cerâmica e silicone, além de pinturas, colagens e vídeoinstalações, exploram como habitamos o mundo e como o mundo nos habita, evidenciando a coexistência e a interdependência como formas de repensar modos de habitar e existir.
Obras que desafiam dicotomias e linearidades
No texto da exposição, a artista Isabela Picheth explica que as obras “criam tensionamentos entre esses lugares do habitar e existir, produzindo borrões entre as dicotomias”. As noções de corpo, casa e mundo se interconectam em um fluxo contínuo, transformando o espaço íntimo em um lugar de interesse coletivo e vice-versa. As abordagens evidenciam a coexistência e a interdependência como maneiras para repensar modos de habitar e existir, rompendo com dicotomias rígidas e linearidades filosóficas.
Palacete dos Leões: um espaço de reflexão sobre o mundo
A exposição “Casa Mundo” propõe novas reflexões sobre o próprio espaço do Palacete dos Leões e seu papel no mundo, convidando o público a pensar novas formas de coabitação. “Nesta exposição, as quatro artistas, que vivem e trabalham em Curitiba, cultivam, por meio de suas práticas, outras visões de mundo: onde as fronteiras entre corpo, casa e mundo se desfazem, conectando espaços íntimos e coletivos em um fluxo de transformações”, comenta Mariana Bernal, coordenadora do Espaço Cultural BRDE.
Conheça as artistas
- Isabela Picheth: Mestra em artes pela FAP/Unespar, pesquisa o corpo dentro do recorte escultórico, produzindo peças a partir do molde de seu próprio corpo.
- Nicole Christine: Poliglota-visual, investiga linguagens e relações, atuando como artista e professora de artes e cerâmica.
- Pat Mattos: Fotógrafa com interesse em escultura, fotografia, instalação e vídeoperformance, pesquisa a relação entre corpo e objeto, o privado e o público, e a casa como refúgio e aprisionamento.
- Priscilla Durigan: Formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, pesquisa as relações possíveis a partir da materialidade da pintura, tensionando seus limites com outras linguagens visuais.
Serviço
Exposição “Casa Mundo – das formas de coabitar”
Mais informações: www.brde.com.br/palacete
Abertura: 13 de fevereiro, às 19h
Período expositivo: de 14 de fevereiro a 28 de março
Horário: de terça a sexta, das 13h às 18h (entrada até as 17h30)
Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões (Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória – Curitiba)
Entrada: gratuita
Agência Estadual de Notícias