(Foto: Divulgação PMPR)
Cerco na fronteira: PMPR apreende carga milionária de cigarros e mais de 80kg de maconha no fim de semana
Em ações distintas no Oeste, BPFron intercepta carro lotado de contrabando em Santa Tereza do Oeste e flagra desembarque de drogas vindas do Paraguai em Foz do Iguaçu.
O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) desferiu dois golpes significativos contra o crime organizado no último fim de semana. Em ações integradas com a Polícia Federal, a unidade especializada interceptou uma grande carga de cigarros contrabandeados e apreendeu mais de 80 quilos de maconha que chegavam ao Brasil pela fronteira. As operações, que fazem parte da “Operação Protetor de Divisas e Fronteiras”, resultaram em um prejuízo estimado de mais de R$ 230 mil para as quadrilhas.
Contrabando na BR-277: carro lotado de cigarros
No sábado (18), em Santa Tereza do Oeste, uma equipe do BPFron, em conjunto com a PF e o 14º BPM, abordou um veículo GM Astra na rodovia BR-277. Durante a vistoria, os policiais encontraram o carro completamente carregado com aproximadamente 1,1 mil pacotes de cigarros contrabandeados de diversas marcas estrangeiras. O motorista, um homem de 34 anos, foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Cascavel. O veículo e a carga ilícita foram destinados à Receita Federal.
Flagrante no Rio Paraná: o desembarque da maconha
Já no domingo (19), a ação ocorreu em Foz do Iguaçu. Durante um patrulhamento fluvial em uma área conhecida como Porto da Eva, equipes do BPFron e do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM/PF) flagraram uma embarcação vinda do Paraguai atracando em território brasileiro. Três suspeitos, que desembarcavam fardos, fugiram pela mata ao perceberem a aproximação policial, abandonando a carga. No local, foram encontrados 81 quilos de maconha, que foram apreendidos e levados para a Delegacia da PF em Foz.
Operação Protetor: a estratégia de combate na fronteira
As duas apreensões são resultado da intensificação das ações da “Operação Protetor”, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A iniciativa visa fortalecer a fiscalização nas divisas e fronteiras para desarticular organizações criminosas e reduzir a circulação de drogas e contrabando. A atuação integrada entre a PMPR (especialmente o BPFron) e a Polícia Federal tem sido a chave para o sucesso das operações na região.

Com informações de Agência de Notícias da Polícia Militar do Paraná
- Com show de Julimar, Athletico vence o Amazonas e fica a dois pontos do G4 na Série B - 27 de outubro de 2025
- Do Palácio Iguaçu para o interior: Governo entrega nova frota para fortalecer a rede de atendimento à mulher - 27 de outubro de 2025
- Almir Sater traz a magia da viola e seus clássicos para seis cidades do Paraná - 27 de outubro de 2025

