(Foto: Divulgação)
Programação com 50 filmes, incluindo clássicos, raridades e a Semana das Duas Fernandas, será totalmente gratuita.
Um dos pilares da cultura cinematográfica paranaense e brasileira, a Cinemateca de Curitiba, completa 50 anos no dia 23 de abril. Para celebrar essa importante marca, a Fundação Cultural de Curitiba preparou um mês inteiro de programação especial, com uma seleção diversificada de filmes, encontros com realizadores, debates e mostras temáticas, tudo com entrada franca.
Um mês de imersão no universo do cinema
Ao longo de abril, a Cinemateca exibirá 50 filmes que representam a riqueza e a diversidade da sétima arte, incluindo clássicos do cinema mundial, documentários impactantes, animações para todas as idades, curtas-metragens criativos e produções contemporâneas do Brasil e de outros países. A seleção inclui obras de renomados diretores como François Truffaut, Vincent Minnelli, Akira Kurosawa, Win Wenders, Silvio Bach, Arnaldo Jabor, Andre Klotzel, Leon Hirzmann, Walter Salles, Bruno Barreto e Daniela Thomas. As sessões acontecem de terça a domingo, com uma média de dois a quatro filmes por dia. Aos domingos, às 16h, a programação é dedicada ao público infantil, e algumas sessões contarão com comentários de especialistas após a exibição. Os filmes serão projetados tanto em película de 35 milímetros quanto no moderno projetor digital de alta resolução recentemente instalado.
Semana especial dedicada a Fernanda Montenegro e Fernanda Torres
O ponto alto das comemorações está marcado para o período de 23 a 30 de abril, com a realização da Semana das Duas Fernandas, uma homenagem emocionante às icônicas atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, mãe e filha, cujas trajetórias marcaram o cinema brasileiro. Fernanda Montenegro, carinhosamente considerada a madrinha da Cinemateca de Curitiba, participou da inauguração do atual prédio em 1998, logo após o sucesso de “Central do Brasil”. Sua filha, Fernanda Torres, recebeu uma indicação ao Oscar este ano por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, filme que rendeu ao Brasil seu primeiro Oscar. A mostra especial trará alguns dos trabalhos mais importantes das duas artistas, incluindo o premiado “Central do Brasil” (1998).
Curitiba em cena: filmes raros celebram a história da cidade
De 23 a 30 de abril, a Cinemateca também volta seus olhares para a cidade de Curitiba, com a exibição de filmes raros sobre a capital paranaense ou produzidos por cineastas locais. Uma das joias da programação é “Neve em Curitiba” (1928), um registro singular de uma das raras ocasiões em que nevou na cidade. Outro destaque é “Curitiba Cidade Moderna” (1951), que documenta a transformação urbana da capital. Produções mais recentes como “Em Busca de Curitiba Perdida” (2008), inspirado na obra de Dalton Trevisan, e “Cachorro não Chichorro” (2007), sobre o jornalista Alceu Chichorro, também integram a programação, assim como “Lance Maior” (1968), de Silvio Back, considerado um dos filmes mais importantes realizados em Curitiba.
Confira alguns destaques da programação de aniversário:
- 5 de abril (sábado):
- 16h – “A História de Adele H” (França, 1975), de François Truffaut.
- 19h – “Os Últimos Cedros” (Brasil, 2024), de Rafael Farhat (Exibição Fechada).
- 6 de abril (domingo):
- 16h – Sessão Infantil: “Garoto Cósmico” (Brasil, 2007), de Alê Breu.
- 8 de abril (terça-feira):
- 19h – Exibição de documentários curtas-metragens do Curso de Cinema e Audiovisual da UNESPAR.
- 9 e 10 de abril (quarta e quinta):
- 19h – “Música Inesperada (Conjunto Renascentista e Studium Musicae)” (Brasil, 2024), de Neni Glock.
- 12 de abril (sábado):
- 16h – “A Roda da Fortuna” (EUA, 1953), de Vincent Minnelli.
- 19h – “Música Inesperada (Conjunto Renascentista e Studium Musicae)”.
- 13 de abril (domingo):
- 16h – Sessão Infantil: “O Grilo Feliz” (Brasil, 2001), de Walbercy Ribas.
- 19h – “Música Inesperada (Conjunto Renascentista e Studium Musicae)”.
- 15 de abril (terça-feira):
- 19h – “Mundo Cruel” (Brasil, 2025), de Raphael de Jesus.
- 16 de abril (quarta-feira):
- 19h – “O Canto do Mar” (Brasil, 1953), de Alberto Cavalcanti.
- 19 de abril (sábado):
- 19h – “Ran” (Japão, 1985), de Akira Kurosawa (Exibição em 35 mm).
- 20 de abril (domingo):
- 16h – Sessão Infantil: “Os Porralokinhas” (Brasil, 2007), de Lui Farias.
- 19h – “Paris, Texas” (Alemanha, 1984), de Wim Wenders (Exibição em 35 mm).
- 22 de abril (terça-feira):
- 19h – “Canções de Kamui” (Japão, 2023), de Hiroshi Sugawara.
A programação completa da Semana de Aniversário, de 23 a 30 de abril, com os horários das sessões e os filmes da Semana das Duas Fernandas e da mostra de filmes raros sobre Curitiba, pode ser consultada aqui.
Agência Notícias da Prefeitura de Curitiba