(Foto: Emanuele di Feliciantonio)
Com bronze de judoca de Toledo, Brasil brilha e conquista 11 medalhas no Grand Prix de Lima
Shirlen Nascimento sobe ao pódio no Peru; delegação brasileira teve duas finais “caseiras” e encerrou a competição com quatro ouros, quatro pratas e três bronzes.
O judô paranaense subiu ao pódio em uma das principais competições do circuito mundial. A atleta Shirlen Nascimento, de Toledo, conquistou a medalha de bronze na categoria -57kg do Grand Prix de Judô de Lima, no Peru, no último fim de semana. A conquista da toledana foi parte de uma campanha de grande sucesso da seleção brasileira, que encerrou o torneio com um total de 11 medalhas, sendo quatro de ouro, quatro de prata e três de bronze, mostrando a força do país na modalidade.
O bronze que veio de Toledo
A trajetória de Shirlen na competição foi de superação. Após uma derrota na estreia para a forte francesa Amandine Buchard (medalhista olímpica), a paranaense se recuperou na repescagem, venceu duas adversárias de Israel e garantiu seu lugar no pódio. A judoca, que hoje compete pelo Sesi-SP, deu seus primeiros passos no esporte em Toledo, com o professor Ricardo Santos, e é considerada uma das grandes promessas da nova geração do judô nacional.
Domínio verde e amarelo com duas finais “caseiras”
O desempenho do Brasil em Lima foi dominante, culminando em duas finais 100% brasileiras. No feminino, na categoria -52kg, Jéssica Pereira levou o ouro ao vencer a compatriota Gabriela Conceição. No masculino, o grande destaque foi a final da categoria -100kg, onde Giovani Ferreira superou o experiente Leonardo Gonçalves para ficar com o título. A outra medalha de ouro do Brasil veio com Rafael Macedo, na categoria -90kg.
>> Siga o canal do Jornal O Paranaense no WhatsApp
Uma campanha de 11 medalhas
Além dos quatro ouros e do bronze de Shirlen, a delegação brasileira, que contou com 28 atletas, subiu ao pódio em outras seis oportunidades. Foram quatro medalhas de prata (Gabriela Conceição, Leonardo Gonçalves, Rafael Buzacarini e Willian Lima) e outros dois bronzes (Jéssica Lima e Michel Augusto), completando uma das melhores participações do país em um Grand Prix este ano.
Olho em Guadalajara: o próximo desafio
Com o fim da competição no Peru, a seleção brasileira já mira o próximo desafio no circuito mundial. A partir desta sexta-feira (17), começa o Grand Prix de Judô de Guadalajara, no México. O torneio marcará o aguardado retorno aos tatames da medalhista olímpica em Paris 2024, Larissa Pimenta, em sua primeira competição internacional no novo ciclo olímpico.

Com informações de Agência Brasil
- Com show de Julimar, Athletico vence o Amazonas e fica a dois pontos do G4 na Série B - 27 de outubro de 2025
- Do Palácio Iguaçu para o interior: Governo entrega nova frota para fortalecer a rede de atendimento à mulher - 27 de outubro de 2025
- Almir Sater traz a magia da viola e seus clássicos para seis cidades do Paraná - 27 de outubro de 2025

