(Foto: Geraldo Bubniak)
Com investimento de R$ 43 milhões, Governo lança edital para o novo terminal metropolitano de Londrina
Estrutura moderna no centro da cidade vai integrar o transporte de 8 municípios, atender 40 mil passageiros por dia e contar com áreas de lazer e energia solar.
Um novo marco para a mobilidade do norte do Paraná
O Governo do Paraná deu o pontapé inicial para a construção do aguardado Terminal Metropolitano de Londrina. A Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep) publicou, nesta segunda-feira (21), o edital de licitação para a obra, com um valor inicial de R$ 43,8 milhões.
O novo terminal, que será erguido no coração da cidade, em frente ao terminal urbano, visa atender com conforto e segurança os cerca de 40 mil passageiros que se deslocam diariamente entre Londrina e oito cidades vizinhas. “Vamos entregar à cidade um terminal moderno, sustentável, confortável e totalmente funcional”, afirmou o governador Ratinho Junior.
Mais que um terminal: um espaço de convivência e lazer
O projeto vai muito além de simples plataformas de embarque. A nova estrutura foi concebida como um espaço de convivência, com áreas para lanchonetes, lojas e quiosques. Pensando na comunidade, o projeto também inclui quadras esportivas, playground para crianças e uma academia ao ar livre.
Em um gesto de valorização da cultura local, a decoração fará alusão à história do café na região. Além disso, o terminal será sustentável, com um sistema de geração de energia por meio de placas fotovoltaicas instaladas na cobertura.
Integração e acessibilidade no coração da cidade
A localização estratégica do novo terminal, no centro de Londrina, foi planejada para facilitar a vida do usuário. A integração com o terminal de ônibus urbanos será feita por meio de uma passarela elevada sobre a Avenida Leste-Oeste, garantindo um deslocamento rápido e seguro entre os sistemas.
A estrutura contará com três plataformas e 15 baias para ônibus, com um planejamento de comunicação visual para facilitar a orientação dos passageiros. “Este é um projeto à altura de Londrina, que assume o protagonismo como uma cidade verdadeiramente metropolitana”, afirmou o prefeito Tiago Amaral.
Como funcionará a licitação
A concorrência para a construção do terminal será na modalidade de pregão eletrônico, com critério de menor preço. A empresa vencedora será responsável tanto pelo projeto executivo quanto pela execução da obra.
A abertura das propostas está marcada para o dia 15 de outubro. A partir da assinatura da ordem de serviço, o prazo para a conclusão da obra é de 22 meses, com a expectativa de transformar a realidade do transporte coletivo na segunda maior cidade do Paraná.
Com informações de Agência de Notícias do Governo do Paraná
- Com show de Julimar, Athletico vence o Amazonas e fica a dois pontos do G4 na Série B - 27 de outubro de 2025
- Do Palácio Iguaçu para o interior: Governo entrega nova frota para fortalecer a rede de atendimento à mulher - 27 de outubro de 2025
- Almir Sater traz a magia da viola e seus clássicos para seis cidades do Paraná - 27 de outubro de 2025

