Concessões bilionárias: Governo Federal e Paraná assinam contratos para obras em rodovias

duplicações BR-277

(Foto: Jonathan Campos)

Pacote inclui mais de 1.200 km de rodovias e prevê duplicações, contornos e melhorias em trechos estaduais e federais; expectativa é iniciar serviços em até 30 dias.

O Governo do Paraná assinou nesta segunda-feira (28), em Brasília, os contratos dos lotes 3 e 6 do maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina. Com investimentos que somam R$ 36 bilhões, os trechos abrangem mais de 1.200 quilômetros de rodovias estaduais e federais nas regiões Norte, Oeste, Sudoeste, Campos Gerais, Vale do Ivaí e Centro-Sul do estado.

As obras incluem aproximadamente 600 km de duplicações, além de contornos, faixas adicionais, ciclovias, passarelas e sistemas inteligentes de monitoramento. A expectativa é de que os primeiros serviços comecem já nos próximos 30 dias, após a transferência formal dos ativos às concessionárias.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o modelo de concessão busca integrar rodovias federais e estaduais para atrair grandes investidores e transformar o Paraná em um hub logístico continental. “Com planejamento iniciado em 2019, o Estado se posiciona como o centro da produção e distribuição do agronegócio e da indústria nacional”, afirmou.

Detalhes dos lotes

Lote 3 – Grupo Motiva (antiga CCR S.A.)
Com cerca de 570 km, abrange 22 municípios e receberá R$ 16 bilhões em melhorias. Estão previstos 132 km de duplicações, além de novos contornos em Apucarana, Califórnia e Ponta Grossa, e uma área de escape na perigosa Serra do Cadeado, na BR-376.

Lote 6 – Grupo EPR
O maior lote da concessão conta com 662,1 km e investimento de R$ 20,2 bilhões. O projeto atinge 32 municípios e contempla a duplicação de 462 km, principalmente na BR-277, conectando o interior ao Porto de Paranaguá. Também estão previstos os contornos de Marmeleiro e Lindoeste.

Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, o modelo paranaense de concessão é referência para o país. “A integração entre os governos estadual e federal garante segurança jurídica e atratividade aos investimentos”, disse.

Próximos passos e novas concessões

Após a assinatura dos termos de transferência, as concessionárias poderão iniciar as obras. A cobrança de pedágio só começará após vistoria da ANTT e autorização oficial, com divulgação prévia das tarifas.

Com os lotes 3 e 6, quatro dos seis lotes do pacote já foram concedidos. Os lotes 4 e 5 devem ser leiloados ainda em 2026, totalizando 3.300 km sob gestão privada e R$ 60 bilhões previstos em investimentos ao longo dos contratos de 30 anos.

Agência Notícias do Estado do Paraná


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