(Foto: Hully Paiva)
Agentes de saúde e meio ambiente visitarão bairros a partir desta segunda-feira (7/4) para orientar moradores e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.
A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), dará continuidade ao Mutirão Curitiba Sem Mosquito, levando ações de combate à dengue para bairros de nove regionais da cidade. Após a passagem pelo Bairro Novo, os agentes comunitários e de endemias visitarão as regionais Tatuquara, Matriz, Portão, Pinheirinho, Cajuru, CIC, Boa Vista e Boqueirão, com início nesta segunda-feira (7/4).
Objetivo do Mutirão Curitiba Sem Mosquito
O mutirão tem como principal objetivo orientar a população sobre a prevenção da dengue, zika e chikungunya, além de realizar vistorias em casas e quintais em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.
Cronograma do Mutirão por Regional
- Tatuquara e Matriz: Nos dias 7 e 8 de abril, a orientação será realizada em 27 quadras da área da Unidade de Saúde Palmeiras (Tatuquara) e em 21 quarteirões do bairro Mercês (Matriz). A coleta de entulhos nessas áreas ocorrerá na quinta-feira (10/4).
- Portão e Pinheirinho: O combate à dengue seguirá nos dias 8 e 9 de abril na Regional Portão, abrangendo 22 quarteirões do bairro Fazendinha. A coleta do material separado pelos moradores será feita no dia 10 de abril. Na Regional Pinheirinho, os agentes percorrerão 20 quarteirões nas áreas das unidades de saúde Vila Leão e Aurora (Novo Mundo) nos dias 14 e 15 de abril, com coleta de material no dia 16 de abril.
- Cajuru e Boa Vista: Nos dias 15 e 16 de abril, o mutirão chegará ao bairro Cajuru, com ação em 25 quarteirões próximos à US São Domingos. A retirada dos entulhos será no dia 22 de abril. Na Regional Boa Vista, a orientação será realizada no bairro Santa Cândida, em 20 quarteirões ao redor da US Fernando Noronha, entre os dias 15 e 23 de abril, com coleta de entulhos no dia 24 de abril.
- CIC e Boqueirão: Na Regional CIC, o mutirão ocorrerá nos dias 22 e 23 de abril, em 20 quarteirões próximos da US Atenas, com coleta de material descartado no dia 24 de abril. A etapa será concluída na Regional Boqueirão, com a visita a 15 quarteirões no entorno da US Pantanal (Alto Boqueirão). A coleta de entulho nessa região será no dia 25 de abril.
Papel Fundamental da População
A Prefeitura de Curitiba ressalta que, além do trabalho preventivo e da coleta regular de lixo, a participação da população é essencial no combate à dengue. Dedicar alguns minutos diários para verificar quintais, ralos e calhas pode fazer toda a diferença, já que a Secretaria Municipal de Saúde aponta que pelo menos 65% dos focos do mosquito da dengue são encontrados nas residências.
Outras Ações de Combate à Dengue em Curitiba
A Prefeitura de Curitiba também realiza o monitoramento da presença do mosquito Aedes aegypti com armadilhas e drones, além de promover bloqueios de transmissão de casos, varreduras casa a casa e ações educativas.
Tecnologia no Combate ao Mosquito
A mais recente tecnologia utilizada no combate à dengue em Curitiba são as Estações Disseminadoras de Larvicida (EDL), que utilizam o próprio mosquito para disseminar um larvicida que reduz a fecundação dos ovos. Curitiba foi a primeira cidade do Sul do país a adotar essa estratégia, instalando inicialmente 1.500 unidades no bairro Cajuru, área de alto risco para a proliferação do Aedes aegypti.
Monitoramento com Armadilhas e Drones
A cidade também conta com 2 mil armadilhas (ovitrampas e mosquitraps) para monitorar a presença do Aedes, que são vistoriadas semanalmente. Drones são utilizados para inspecionar terrenos de difícil acesso e outras áreas extensas, com fotos que podem servir como prova em processos de responsabilização de cidadãos que não atenderem às notificações para limpeza de terrenos.
Robô Notificador para Agilizar Processos
Para agilizar o processo de notificação de casos de dengue, a SMS utiliza um robô notificador que coleta dados do sistema e-saúde e os digita no sistema oficial do Ministério da Saúde.
V