De RONE à ROTAM: os “caveiras” de todo o país estão em Foz do Iguaçu para unificar o combate ao crime

De RONE à ROTAM: Os "Caveiras" de Todo o País Estão em Foz do Iguaçu Para Unificar o Combate ao Crime

(Foto: Cb. Mauro Berg)

De RONE à ROTAM: os “caveiras” de todo o país estão em Foz do Iguaçu para unificar o combate ao crime


Com a PMPR como anfitriã, 3º Encontro da RENOE, que começou hoje (1º), busca padronizar ações táticas e planejar operações integradas em nível nacional para asfixiar o crime.

Foz do Iguaçu se tornou, a partir desta quarta-feira (1º), a capital nacional do policiamento tático. A cidade sedia o III Encontro Técnico da Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas (RENOE), um evento que reúne os comandantes das tropas de elite das Polícias Militares de todos os 26 estados e do Distrito Federal, além da Polícia Rodoviária Federal. O encontro, que acontece no Complexo da Itaipu Binacional até sexta-feira (3), tem como objetivo principal unificar estratégias e fortalecer o combate ao crime organizado em todo o Brasil.

A elite do policiamento tático nacional se reúne na fronteira

A RENOE é a rede que congrega as unidades de policiamento tático motorizado do país — as tropas especializadas como a RONE e a ROTAM, que atuam na linha de frente contra a criminalidade de alto risco. O encontro em Foz é um “conselho de guerra” promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), onde os líderes dessas unidades alinham procedimentos, compartilham inteligência e planejam ações conjuntas.

O objetivo: integração e padronização contra o crime

O foco principal do encontro é a padronização de protocolos de atuação em nível nacional, garantindo que as tropas de elite de diferentes estados possam operar de forma integrada e com a mesma doutrina. A programação inclui capacitações, treinamentos e o planejamento de uma futura Operação Nacional Integrada. A estratégia, segundo os organizadores, é fortalecer a repressão qualificada, utilizando a inteligência policial como ferramenta central para aumentar a eficácia das operações.

O protagonismo da PMPR como anfitriã e referência

A escolha do Paraná para sediar um evento desta magnitude não foi por acaso. A coorganização do encontro é da Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio de sua tropa de elite, o Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE). A iniciativa reforça a posição da PMPR como uma referência nacional em policiamento tático. “Para a Polícia Militar do Paraná é uma honra sediar este importante encontro. Ele simboliza a união das polícias em defesa da sociedade brasileira”, destacou o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva.

De RONE à ROTAM: Os "Caveiras" de Todo o País Estão em Foz do Iguaçu Para Unificar o Combate ao Crime
(Foto: Cb. Mauro Berg)

Com informações de Agência de Notícias da Secretaria de Segurança Pública do Paraná


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *