Nova remessa garante mais segurança para famílias desabrigadas
A Defesa Civil do Estado enviou nesta segunda-feira (12) uma nova carga com 2 mil telhas para São José dos Pinhais. A cidade na Região Metropolitana de Curitiba foi atingida por um tornado na tarde de sábado (10), deixando um rastro de destruição em 350 residências e afetando cerca de 1,4 mil moradores. Com esta nova remessa, a ajuda estadual soma um total de 4,6 mil telhas, enviadas desde o domingo (11).
Impacto do tornado e ações de resposta
O tornado, classificado como F2 na escala Fujita pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), provocou ventos estimados entre 180 km/h e 253 km/h. Além dos danos estruturais em cerca de 350 moradias, o fenômeno causou a queda de árvores e interrupções na rede de energia elétrica. Sete pessoas precisaram ser levadas para abrigos, 11 foram para casas de familiares e quatro sofreram ferimentos leves, recebendo atendimento em unidades de saúde.
Apoio estadual e municipal em sintonia
O superintendente da Defesa Civil de São José dos Pinhais, Renan Machado, destacou a importância da ajuda estadual: “Com essas telhas vindas da Defesa Civil do Estado conseguimos atender diretamente as famílias que sofreram com esse tornado. Ou seja, as pessoas que estavam com suas casas a céu aberto agora recebem segurança e abrigo”. A Defesa Civil estadual acompanha os estragos desde o ocorrido, prestando apoio técnico às equipes municipais.
Escala Fujita e comparação com outros eventos
A classificação F2 na escala Fujita indica um tornado com ventos significativos, capaz de causar danos expressivos. Para comparação, um tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu em novembro foi classificado como F4, um nível de intensidade superior. A atuação conjunta da Defesa Civil municipal, Corpo de Bombeiros Militar e a equipe regional da Defesa Civil Estadual foi fundamental para a resposta aos estragos.
Como receber alertas de fenômenos climáticos
Para se manter informado sobre eventos climáticos, o cadastro para receber alertas por SMS é gratuito. Basta enviar o CEP para o número 40199. O recebimento de alertas também pode ser feito via WhatsApp, cadastrando-se pelo número 61 2034-4611. Em caso de emergência, procure sempre um local seguro.
- Obra de Restauração em Concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira Atinge 26% de Conclusão - 21 de janeiro de 2026
- Da Festa da Uva à Procissão no Mar: confira a agenda cultural que movimenta o Paraná no fim de janeiro - 21 de janeiro de 2026
- Motor da economia: Portos do Paraná crescem 10%, batem recorde histórico e lideram avanço logístico no Brasil - 21 de janeiro de 2026

