Descobertos em navio: PF resgata três imigrantes clandestinos no Porto de Paranaguá

imigrantes clandestinos

(Foto: Divulgação PF)

Descobertos em navio: PF resgata três imigrantes clandestinos no Porto de Paranaguá


Os imigrantes, originários de Serra Leoa, alegaram fugir de conflitos em seu país e foram descobertos pelos tripulantes da embarcação nesta segunda-feira (5/5); eles expressaram interesse em solicitar refúgio no Brasil.

A Polícia Federal (PF) realizou o resgate de três imigrantes clandestinos de origem africana a bordo de um navio com bandeira das Bahamas, atracado no Porto de Paranaguá, no Litoral do Paraná. A ação ocorreu nesta última segunda-feira, dia 5 de maio. Os imigrantes foram descobertos pelos próprios tripulantes da embarcação, que havia partido do Porto de Freetown, capital de Serra Leoa, em 17 de abril.

Polícia Federal resgata imigrantes em navio no Porto de Paranaguá

Os três imigrantes resgatados são originários de Serra Leoa. Em depoimento à Polícia Federal, eles relataram estar fugindo das condições precárias e dos conflitos étnicos entre as tribos em seu país de origem. Diante da situação, todos os imigrantes expressaram formalmente o interesse em solicitar refúgio no Brasil, buscando proteção e a oportunidade de reconstruir suas vidas em território brasileiro.

Após serem ouvidos pela equipe da Polícia Federal em Paranaguá, os procedimentos necessários foram iniciados. A seguradora responsável pelo navio onde os imigrantes foram encontrados assumiu a responsabilidade pelos cuidados imediatos dos três indivíduos.

imigrantes clandestinos
(Foto: Divulgação PF)

Imigrantes fugiam de condições precárias e buscam refúgio no Brasil

Como parte dos trâmites legais e humanitários, os imigrantes foram encaminhados para um hotel em Paranaguá. No local, eles aguardam a continuidade dos procedimentos legais relacionados à sua solicitação de refúgio no Brasil, que será analisada pelas autoridades competentes.

A ação da Polícia Federal no Porto de Paranaguá demonstra a vigilância e a prontidão das autoridades brasileiras em lidar com situações de imigração irregular, ao mesmo tempo em que garante o cumprimento dos protocolos humanitários e legais para aqueles que buscam proteção em solo brasileiro. A descoberta pelos tripulantes reforça a importância da colaboração a bordo das embarcações para a segurança nos portos.

Com informações de Agência de Notícias da Polícia Federal


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *