Dia das mães com gasto médio maior: Sebrae estima R$ 298,20 por presente e sinaliza aquecimento para pequenos negócios

Dia das mães 2025

(Foto: Canva)

Dia das mães com gasto médio maior: Sebrae estima R$ 298,20 por presente e sinaliza aquecimento para pequenos negócios


Cosméticos e roupas são os itens mais citados pelos consumidores que planejam gastar, em média, R$ 298,20 nos pequenos negócios para a data deste domingo (11); valor, já descontada a inflação, é 3,5% superior ao do ano passado, sinalizando aquecimento da economia.

O Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, que será celebrado neste domingo, 11 de maio, deve movimentar R$ 298,20 em gasto médio com presentes nos pequenos negócios. A estimativa foi divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – São Paulo (Sebrae-SP). O valor projetado para este ano, já descontada a inflação, representa um aumento real de 3,5% na comparação com o gasto médio registrado para a mesma data comemorativa no ano passado.

Gasto médio com presentes de dia das mães deve aumentar

Segundo o levantamento realizado pelo Sebrae-SP, alguns itens se destacam na preferência dos consumidores na hora de escolher o presente para as mães. Os produtos mais citados pelos entrevistados que pretendem comprar em pequenos negócios foram:

  • Cosméticos: apontados por 47%
  • Produtos de vestuário: 41%
  • Chocolates e Flores: ambos com 35% das menções
  • Bijuterias e acessórios: 27%
Dia das mães 2025
(Foto: Canva)

Consumidores pretendem desembolsar mais em 2025

A pesquisa também sondou a intenção de gastos dos consumidores para este Dia das Mães em comparação com o ano passado. A maioria dos entrevistados (59%) disse que pretende desembolsar mais em 2025. Já 24% têm a intenção de manter os gastos no mesmo nível de 2024, enquanto 16% afirmaram que gastarão menos. Apenas 1% não comprou nada para a data no ano anterior.

Carolina Fabris Ferreira, coordenadora de pesquisas do Sebrae-SP, vê os resultados com otimismo para o setor. “Uma boa notícia para os pequenos negócios é o fato de 59% dos consumidores estarem dispostos a desembolsar mais este ano no Dia das Mães do que na mesma data do ano passado, bem como o aumento real de 3,5% dos gastos em igual comparação”, disse.

Para ela, este cenário é um sinal positivo para a economia. “Isso é um sinal de que a economia está aquecida, apesar de a inflação, principalmente de itens alimentícios, ter pressionado o poder de compra da população nos últimos tempos”, avaliou a coordenadora.

A pesquisa que embasou a estimativa foi elaborada a partir de duas sondagens: uma com consumidores (pessoas físicas) realizada por e-mail pelo Instituto Consulting do Brasil entre 26 de março e 8 de abril de 2025, e outra com empreendedores, feita por telefone pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Os dados sugerem um período positivo para os pequenos negócios no Dia das Mães deste ano.

Com informações de Agência Brasil


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *