Fim de semana cultural em Curitiba tem Jorge Vercillo, programação indígena e novas exposições

agenda cultural

(Foto: Vitor Dias)

Agenda conta ainda com Orquestra Sinfônica, espetáculo de rock, exposições no MAC e MIS, e atrações na Biblioteca Pública do Paraná.

A semana em Curitiba promete ser vibrante culturalmente, com uma agenda diversificada que abrange música, artes visuais, literatura, dança e muito mais. Os espaços culturais administrados pelo Governo do Estado prepararam uma programação especial para todas as idades e interesses.

Show de Jorge Vercillo e música no Guaíra

A grande atração musical da semana é o show de Jorge Vercillo, que celebra 30 anos de carreira nesta sexta-feira (11), no palco principal do Teatro Guaíra (Guairão). O público poderá reviver grandes sucessos do cantor, como “Homem Aranha”, “Final Feliz” e “Monalisa”. No domingo (13), o Guairão recebe a Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a batuta do maestro convidado José Soares, com a participação especial do jovem pianista Estefan Iatcekiw. O concerto apresentará obras de Sergei Prokofiev e Robert Schumann.

Abril Indígena em destaque no Museu Paranaense

Em homenagem ao Abril Indígena, o Museu Paranaense (MUPA) preparou uma programação especial. No sábado (12), a exposição de longa duração “Mejtere: histórias recontadas”, produzida em colaboração com estudantes indígenas universitários, terá uma mediação para o público adulto. Já no domingo (13), a instalação “O corpo ali onde não está” será encerrada de forma especial: o público será convidado a participar da desmontagem pública do sabão utilizado na obra, podendo levar para casa um pedaço dessa experiência artística.

Novas exposições mergulham na arte contemporânea e na memória

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) inaugura duas exposições: “Mulheres que circulam pela cidade”, a partir de 15 de abril, que celebra a produção de 48 mulheres curitibanas nas áreas da literatura e das artes visuais; e “Poesias do Mundo”, a partir de 18 de abril, com obras de autores de diversos países. O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) também apresenta novidades com a abertura da exposição “Ciclo(s) – Percepções da Alma em Movimento”, no dia 16 de abril. A mostra, com entrada gratuita, reúne obras de Lu Berlese e Michelle Serena, explorando os ciclos da vida, da natureza e da arte através de fotografias, vídeos, performances e instalações.

Oficinas criativas no MON e MAC

Para quem gosta de colocar a mão na massa, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece duas sessões da oficina gratuita “Crie seu carimbo” no dia 16, inspirada nas gravuras japonesas de sua coleção asiática. No mesmo dia, o Museu de Arte Contemporânea (MAC Paraná) promove a oficina “Entre Linhas e Recortes: Autorretrato em Camadas”, convidando os participantes a criar seus próprios autorretratos utilizando diferentes materiais e técnicas.

Mais atrações na Biblioteca Pública

A edição de abril do Jornal Cândido, da BPP, traz como tema principal a coleção de livros infantojuvenis Vaga-Lume, além de estrear a série de entrevistas curtas “Outras Palavras”, com participantes do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”. A BPP também oferece a Roda de Leitura 60+ às segundas-feiras e sessões de cinema inclusivas com audiodescrição e janela de libras ao longo do mês de abril.

Outros destaques culturais

A agenda cultural inclui ainda a exposição permanente e visitas guiadas no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), a exposição do MIS-PR na Estação Ferroviária de Antonina, o programa musical “Tons Vizinhos” no MIS-PR, e o espetáculo de dança “Baile de Épocas” no Guairinha, que celebra a cultura ballroom.

Para conferir a programação completa e os endereços de todos os espaços culturais, acesse aqui.

Agência Notícias do Estado do Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *