(Foto: Cido Marques)
De Carmen Jorge a Nadya Romanowski: Mostra Solar reúne destaques da dança na Casa Hoffmann
Com entrada gratuita, evento no Centro de Estudos do Movimento segue até 1º de junho com novas criações de artistas locais, explorando temas variados na dança contemporânea.
A Casa Hoffmann, reconhecido Centro de Estudos do Movimento da Fundação Cultural de Curitiba, no bairro São Francisco, tornou-se palco para a dança contemporânea com a abertura da Mostra Solar. O evento, que começou nesta sexta-feira (16) e segue com programação intensa até 1º de junho, convida o público a conferir uma série de espetáculos inéditos, criados por artistas locais que foram contemplados por edital do Fundo Municipal da Cultura. A entrada para todas as apresentações é gratuita.
Durante meses, os artistas desenvolveram seus processos criativos e realizaram ensaios nas instalações da Casa Hoffmann, culminando agora nesta mostra que revela o resultado de suas pesquisas em movimento.
Destaques na programação da mostra
Um dos pontos altos da Mostra Solar é o novo espetáculo Hiperfabulária Tropical, criação da renomada diretora artística e performer Carmen Jorge. A obra, que teve sua estreia na abertura nesta sexta (16), às 19h30, terá mais uma apresentação neste sábado (17), também às 19h30. Inspirada no livro PanAmérica (1967), a pesquisa coreográfica de Carmen Jorge explora o conceito de “corpocaos”, articulando técnicas do popping e outras danças urbanas em uma denúncia artística do mundo contemporâneo. A criação conta com uma equipe experiente na cena curitibana para trilha sonora (Edith de Camargo), figurinos (Luan Valloto) e iluminação (Wagner Corrêa).
Outro destaque é o espetáculo Com-Passo: Por Onde o Corpo Passo, com Nadya Romanowski. Artista e pesquisadora com deficiência (PCD), Nadya apresenta uma dança tocante que investiga formas singulares de apoio e deslocamento do corpo, ressignificando a relação entre corpo, tecnologias assistivas e o espaço cênico a partir de sua própria experiência física.
A Mostra Solar contará ainda com a participação de Malu Martins, Samara Sfair, Fernanda Verardo, André Oliveira e outros importantes nomes da dança contemporânea de Curitiba, garantindo uma programação diversa e de qualidade.

Programação completa da Mostra Solar:
Todos os espetáculos têm início sempre às 19h30 na Casa Hoffmann. Confira a agenda:
- Hiperfabularia Tropical, com Carmen Jorge: Dias 16 e 17 de maio. Classificação: 16 anos.
- Speculo Marmoris, com Malu Martins: Dias 21 e 30 de maio. Classificação: 18 anos.
- Tango: A Arte de Não Estar Só, com Samara Sfair e Julian Cazuni: Dias 22 e 31 de maio. Classificação: Livre.
- Memini, com Fernanda Verardo e Marina Cervo: Dias 23 de maio e 1º de junho. Classificação: 12 anos.
- Com-Passo: Por Onde o Corpo Passo, com Nadya Romanowski: Dias 24 e 28 de maio. Classificação: Livre.
- Marimbondo, com André Oliveira: Dias 25 e 29 de maio. Classificação: Livre.
Serviço
Mostra Solar
Data: 16 de maio a 1º de junho de 2025
Horário: sempre às 19h30
Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento (Rua Claudino dos Santos, 58 – São Francisco)
Entrada gratuita
Com informações de Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba
- Com show de Julimar, Athletico vence o Amazonas e fica a dois pontos do G4 na Série B - 27 de outubro de 2025
- Do Palácio Iguaçu para o interior: Governo entrega nova frota para fortalecer a rede de atendimento à mulher - 27 de outubro de 2025
- Almir Sater traz a magia da viola e seus clássicos para seis cidades do Paraná - 27 de outubro de 2025

