(Foto: Igor Jacinto)
Vice-governador Darci Piana lançou nesta segunda-feira (5) as ações do Maio Amarelo 2025, cuja campanha deste ano do Estado e do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) traz o tema “No seu caminho, pode ter uma vida”, que tem como foco mostrar os problemas causados pelo excesso de velocidade.
Abertura da campanha no Paraná
O vice-governador Darci Piana abriu nesta segunda-feira (5) as ações do Maio Amarelo 2025, ação que mobiliza o País em prol da segurança no trânsito. A campanha deste ano do Governo do Estado e do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) traz o tema “No seu caminho, pode ter uma vida”, com foco nos problemas causados pelo excesso de velocidade.
Alinhamento com a campanha nacional
A temática estadual dialoga com o lema nacional definido pelo Conatran: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Além do vídeo institucional, spots de rádio e materiais digitais, estão previstas ações como o lançamento da consulta pública do Plano Estadual de Segurança no Trânsito (Petrans).
Investimentos em sinalização e segurança
Durante o evento de abertura, foram assinadas ordens de serviço para implantação de sinalização viária em 55 municípios. “Estamos investindo um recurso alto para evitar os acidentes, que têm causado grandes aborrecimentos nas famílias”, disse Piana.
Envolvimento da sociedade e de municípios
Piana também destacou o papel dos municípios e da sociedade civil. “Estamos convocando a iniciativa privada e as entidades da sociedade civil organizada para nos ajudar e fazer com que essas mortes no trânsito diminuam no nosso Estado”, afirmou.
Participação de todos no trânsito
O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, ressaltou a importância da conscientização de todos os atores do trânsito. “Desde o pedestre até o motorista, todos devem rever seu comportamento e ajustar atitudes no dia a dia para evitar acidentes”, afirmou.
Origem e propósito do Maio Amarelo
Criado em 2014, o movimento Maio Amarelo promove a segurança no trânsito por meio da união entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil. A escolha de maio se deu pela Década de Ação para Segurança no Trânsito da ONU, e a cor amarela simboliza atenção.
Consulta pública do Petrans
O Petrans ficará aberto para consulta pública até 4 de junho no site do Detran-PR. A versão inicial do plano conta com 82 ações estratégicas voltadas à redução de acidentes, em sintonia com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Integração estadual e municipal
O plano inclui a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito e o incentivo à municipalização da gestão do trânsito, abordando temas como ciclomobilidade, transporte coletivo e segurança.
Sinalização viária em 55 municípios
Com investimento de R$ 14,7 milhões, serão instaladas sinalizações horizontais e verticais em 55 municípios, divididos em cinco lotes. O prazo de execução é de 270 dias e a licitação foi vencida por quatro empresas.
Com informações de Agência de Notícias do Estado do Paraná
- Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná lança novas cultivares de mandioca para indústria - 22 de janeiro de 2026
- Escolha seu futuro: Curitiba lança ‘Vale-Qualificação’ com mais de 100 cursos gratuitos para desempregados - 22 de janeiro de 2026
- Blindagem nas divisas: Paraná inaugura em Ribeirão Claro a primeira das 11 novas bases de Polícia de Fronteira - 22 de janeiro de 2026

