(Foto: Vitor Dias)
Mozart sob o olho de Niemeyer: Orquestra Sinfônica faz concerto gratuito no vão livre do MON
Terceira edição da série “Mostly Mozart” celebra os 40 anos da OSP e traz clássicos como a abertura da ópera “Don Giovanni” para o público curitibano.
Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) retorna ao vão-livre do Museu Oscar Niemeyer (MON) neste sábado (5), às 16h, para a terceira edição de seu aclamado concerto gratuito da série “Mostly Mozart”. Em meio à arquitetura icônica do “Museu do Olho”, o público terá a oportunidade de vivenciar a obra de um dos maiores gênios da música clássica.
A iniciativa, que celebra os 40 anos da OSP, tem sido um sucesso de público, atraindo centenas de pessoas a cada edição. O evento é gratuito, livre para todas as idades e não exige retirada de ingresso.
De “Don Giovanni” à Sinfonia 39: um repertório vibrante
Sob a batuta do maestro convidado Roberto Ramos, a orquestra apresentará um programa dedicado a obras-primas de Wolfgang Amadeus Mozart. O concerto começará com a dramática abertura da ópera “Don Giovanni”, seguida pelo elegante “Concerto nº 3 para Trompa”, que terá como solista o primeiro trompista da OSP, Jonatas da Costa.
A apresentação será encerrada com a grandiosa Sinfonia nº 39, uma das criações mais sofisticadas do compositor austríaco. “É fundamental levar repertórios para espaços abertos, sobretudo Mozart”, destacou o maestro.

Celebrando 40 anos de história
A série de concertos no MON faz parte da programação especial que celebra as quatro décadas de história da Orquestra Sinfônica do Paraná. Fundada em 1985, a OSP é a maior orquestra pública do estado e reconhecida como uma das melhores do país.
“A OSP está entre as melhores orquestras do país, e celebrar seus 40 anos é também celebrar a força da cultura e da música no Brasil”, afirma o maestro titular, Roberto Tibiriçá. Para quem não puder comparecer neste sábado, a série terá mais três apresentações no museu em 2025.
Serviço: OSP no MON
- O quê: Concerto “Mostly Mozart” com a Orquestra Sinfônica do Paraná.
- Quando: Sábado, 5 de julho, às 16h.
- Onde: Vão-livre do Museu Oscar Niemeyer (MON) – Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico.
- Quanto: Entrada Gratuita (não é necessária a retirada de ingressos).
- Classificação: Livre.