O futuro da energia: Curitiba sedia conferência internacional com foco em hidrogênio renovável

O Futuro da Energia: Curitiba Sedia Conferência Internacional com Foco em Hidrogênio Renovável

(Foto: Hedson Alves)

O futuro da energia: Curitiba sedia conferência internacional com foco em hidrogênio renovável


Smart Energy 2025, que acontece nos dias 10 e 11, reunirá especialistas da Fiep, Tecpar e UFPR para debater a transição energética e tecnologias como biocombustíveis de microalgas.

Curitiba no centro do debate sobre o futuro da energia

Curitiba será o palco para as discussões sobre o futuro da energia nos próximos dias 10 e 11 de setembro. A cidade sedia a Smart Energy 2025, uma conferência internacional que reunirá especialistas, indústria e academia para debater a transição energética e as fontes renováveis. Promovido pela Fiep e pelo Tecpar, o evento, que acontece no Campus da Indústria, se consolidou como um dos principais do setor no Brasil e terá como temas centrais o hidrogênio renovável e outras tecnologias de ponta desenvolvidas no Paraná.

Hidrogênio renovável: a grande aposta para a indústria

Um dos principais focos desta edição será o hidrogênio renovável, apontado como uma solução crucial para a descarbonização de setores industriais de difícil eletrificação, como a siderurgia e a indústria química. Segundo especialistas do Sistema Fiep, a grande força do hidrogênio está em sua versatilidade, podendo ser usado como combustível, para armazenamento de energia ou como matéria-prima para produtos sustentáveis. O debate estará alinhado ao contexto de ESG, cada vez mais valorizado por empresas e pela sociedade.

O Futuro da Energia: Curitiba Sedia Conferência Internacional com Foco em Hidrogênio Renovável
(Foto: Hedeson Alves/TECPAR)

Inovações paranaenses: dos biocombustíveis de microalgas à eficiência

A conferência também será uma vitrine para inovações desenvolvidas em casa. Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentarão um projeto pioneiro para a produção de biocombustíveis a partir de microalgas, utilizando um sistema de economia circular que aproveita resíduos para gerar energia e cultivar a biomassa. Além disso, o evento contará com painéis sobre mobilidade elétrica e o Fórum de Eficiência Energética, que acontecerá em paralelo, discutindo formas de otimizar o consumo de energia.

Serviço: Smart Energy 2025

  • O quê: Smart Energy 2025 – Conferência Internacional de Energias Inteligentes.
  • Quando: 10 e 11 de setembro, das 8h às 18h.
  • Onde: Campus da Indústria da Fiep (Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico, Curitiba).
  • Inscrições e Informações: A programação completa e os valores de inscrição estão disponíveis no site oficial do evento: smartenergy.org.br

Com informações de Agência de Notícias do Instituto de Tecnologia do Paraná


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *