O sabor de Alto Paraná ganha o Estado: Coopersanta recebe certificação e expande venda de Tilápia

O Sabor de Alto Paraná Ganha o Estado: Coopersanta Recebe Certificação e Expande Venda de Tilápia

(Foto: Jonathan Campos)

O sabor de Alto Paraná ganha o Estado: Coopersanta recebe certificação e expande venda de Tilápia


Com a certificação, frigorífico da Coopersanta poderá vender sua produção para todo o estado; programa estadual já beneficia mais de 120 agroindústrias familiares.

O selo que abre o mercado paranaense

O frigorífico de peixes da Cooperativa de Produtores de Frutas de Santa Maria (Coopersanta), no município de Alto Paraná, conquistou o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar (Susaf).

A certificação, entregue na última semana, é um marco para a cooperativa, pois permite que sua produção de tilápia, que antes só podia ser vendida no município, agora possa ser comercializada em todos os 399 municípios do Paraná. A medida abre um mercado potencial de quase 12 milhões de consumidores e representa um grande salto para a agroindústria familiar da região Noroeste.

Da laranja à Tilápia: a diversificação da Coopersanta

Conhecida nacional e internacionalmente pela produção de laranjas com selo de comércio justo, a Coopersanta tem na piscicultura uma nova e promissora frente de atuação. O frigorífico da cooperativa já abate 400 quilos de filé de tilápia por dia, com planos de expandir para até 1.000 quilos diários, impulsionado por uma nova parceria com a Itaipu.

“Esperamos que haja um aumento no interesse de produtores da região por implementar a cultura da tilápia, uma vez que podemos garantir preços mais atrativos”, completou a gestora da Coopersanta, Cristielly Alves.

O Sabor de Alto Paraná Ganha o Estado: Coopersanta Recebe Certificação e Expande Venda de Tilápia
(Foto: Jonathan Campos)

O impacto do Susaf: fortalecendo a agricultura familiar

O Susaf é um programa do Governo do Estado que visa fortalecer as pequenas agroindústrias. Ao certificar que a inspeção sanitária de um município (ou de um consórcio de municípios) é equivalente à do estado, o programa permite que os produtos locais “furem a bolha” e alcancem novos mercados.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), mais de 120 agroindústrias familiares em 195 municípios já foram beneficiadas, aumentando sua produção, gerando mais empregos e fortalecendo a economia do interior.

Qualidade e reconhecimento

A busca por certificações é uma marca da Coopersanta. Além do recém-conquistado Susaf para a tilápia, a cooperativa, que reúne 74 famílias, possui selos internacionais de Comércio Justo para sua produção de laranjas, cujo suco é exportado para sete países.

Para o secretário estadual da Agricultura, Marcio Nunes, o caso da Coopersanta é um exemplo do sucesso do estado. “Não somos apenas bons produtores, os paranaenses estão aperfeiçoando os derivados e já produzimos produtos que estão entre os melhores do Brasil e do mundo”, afirmou.

Com informações de Agência de Notícias do Governo do Paraná


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *