(Foto: Arquivo pessoal)
Ouro da superação: atleta de Londrina, Victória Barbosa, vence o Brasileiro de Paraciclismo
Mesmo estreando em nova categoria, paraciclista conquista duas medalhas de ouro após mês de preparação desafiador e agora foca no Campeonato Mundial, na Bélgica.
O ouro da superação em categoria nova
A paraciclista de Londrina, Victória Barbosa, provou mais uma vez sua força e resiliência ao conquistar duas medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada, realizado no último fim de semana em Leme (SP). A atleta foi campeã tanto na prova de contrarrelógio quanto na de resistência, um feito ainda mais notável por ter sido sua estreia na categoria C1, mais competitiva.
“Esse brasileiro, se eu pudesse descrever em uma palavra, seria superação. Tive um mês difícil, fisicamente e emocionalmente, e essa conquista teve um gostinho especial”, celebrou a atleta.
A paixão que superou a lesão
O esporte sempre esteve na vida de Victória, mas sua trajetória no paraciclismo nasceu de um momento de adversidade. Após uma grave lesão que a fez perder o movimento do joelho esquerdo, ela buscou uma nova forma de se manter no ambiente competitivo que tanto amava.
Inspirada por outra paratleta com uma condição semelhante, ela e seu pai desenvolveram uma adaptação para a bicicleta. “O ciclismo entrou primeiro como um hobby, e aos poucos foi ganhando espaço, permitindo que eu voltasse a sonhar com o esporte. Hoje, é minha profissão”, compartilhou.

Com o apoio de Londrina, o foco agora é o mundo
Patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), Victória agora mira um desafio ainda maior. A paratleta já iniciou a preparação intensa para o Campeonato Mundial de Paraciclismo de Estrada, que acontecerá na Bélgica, no final de agosto.
“O objetivo na carreira de todo atleta é alcançar grandes resultados mundialmente. O Mundial é um alvo importante e o foco está totalmente nele agora”, frisou a campeã brasileira.
Resultados que inspiram
A conquista de Victória em um campeonato nacional com recorde de inscritos reforça não apenas seu talento individual, mas também a força do esporte paralímpico em Londrina. Para o presidente da Associação Triatlética Londrinense (Atril), Wilson Oliveira Paulino, vitórias como essa inspiram novos atletas. “Estamos muito felizes, pois ela sempre fez por merecer.
É uma atleta muito dedicada e disciplinada, e levou Londrina ao alto do mundo no duathlon”, elogiou, fazendo referência a outras conquistas de paratletas da cidade e mostrando a força do esporte local.
Com informações de Agência de Notícias da Prefeitura de Londrina
- Paraná amplia liberdade econômica: 975 atividades agora têm dispensa de alvarás e licenças - 3 de outubro de 2025
- A trilha sonora de uma geração: Paralamas celebram 40 anos com show de clássicos em Curitiba - 3 de outubro de 2025
- Litoral recebe mais de 1.100 atletas para a grande celebração do esporte sênior - 3 de outubro de 2025