Paraná investe mais de R$ 1 bilhão em rodovias de concreto com vantagens ambientais

prc-280 concreto

(Foto: DER PR)

Menos emissão de CO2, redução na média das temperaturas urbanas, alto potencial de reciclagem e garantia do bem-estar animal são alguns dos benefícios ambientais do programa de pavimentação de rodovias em concreto em execução pelo Governo do Estado, que soma cerca de 340 quilômetros em 13 trechos com investimento superior a R$ 1 bilhão.

O Governo do Paraná está implementando um programa de pavimentação de rodovias utilizando concreto, uma escolha que, além de oferecer maior durabilidade e segurança, apresenta significativos benefícios ambientais. Entre as vantagens destacadas estão a menor emissão de CO2, a contribuição para a redução da média das temperaturas urbanas, o alto potencial de reciclagem do material e a garantia do bem-estar animal. O programa abrange 13 diferentes trechos rodoviários, totalizando cerca de 340 quilômetros entre projetos já concluídos, em execução ou planejados, com um investimento que supera R$ 1 bilhão.

Benefícios ambientais e redução de temperatura

Um dos benefícios ambientais mais importantes do pavimento em concreto é o seu impacto direto na temperatura. Zilda Romanovski, coordenadora do setor de Licenciamento e Empreendimentos Viários do Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), explica que a substituição da manta asfáltica por concreto otimiza a relação entre o meio ambiente e a urbanização, com um impacto direto no clima. Segundo ela, enquanto a temperatura média de construções em asfalto gira em torno de 46ºC, as intervenções em concreto podem reduzir essa temperatura em cerca de 10ºC.

“A claridade do concreto reflete mais luz solar, ao contrário do asfalto, que a retém. Isso faz com que a temperatura de uma pista em concreto, por exemplo, fique na casa dos 36ºC, ou seja, consideravelmente mais baixa do que os pisos em asfalto”, afirma a coordenadora. Ela complementa que a redução das temperaturas médias é um dos grandes objetivos do Paraná em tempos de mudanças climáticas, e a utilização do concreto nas rodovias coloca o Estado vários passos à frente nessa caminhada pelo bem-estar ambiental.

Essa diminuição da temperatura é essencial para combater o fenômeno das “ilhas de calor”, que se concentram em centros urbanos. Com o resfriamento das vias, o consumo de energia diminui, os riscos de incêndios florestais caem e a qualidade de vida da população melhora. Além disso, a técnica ressalta que os animais silvestres que transitam pelas rodovias têm mais segurança e menos riscos de sofrer queimaduras devido à menor temperatura da pista.

Sustentabilidade na composição e alinhamento com metas globais

A escolha pelo concreto em detrimento do asfalto também se justifica pela sua composição mais sustentável. Volnei Bisognin, chefe do escritório regional do IAT em Toledo, ressalta que o projeto está em sintonia direta com as diretrizes ambientais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Ao contrário da massa asfáltica, o concreto não leva petróleo, que é um dos responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa, na sua composição. Assim, ecologicamente e economicamente, o concreto tem muito mais vantagens”, acrescenta Bisognin.

Ele destaca que o Brasil tem metas ousadas para a redução do CO₂, estabelecidas nos acordos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) de 2024, e, mais uma vez, o Paraná sai na frente ao priorizar o concreto em ligações rodoviárias importantes do Estado.

Comprovação científica e outras vantagens

Fernando Furiatti, diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), afirma que a vantagem ambiental do piso de concreto é confirmada por um estudo elaborado pela autarquia. “Realizamos um estudo em parceria com a Votorantim, utilizando a PRC-280 entre Palmas e o Trevo Horizonta, em General Carneiro, com análise dos dados pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV, levando em consideração desde a extração da matéria-prima até a manutenção da pista, anos após sua conclusão, que comprovou a vantagem do pavimento rígido quanto às emissões de CO₂”, aponta.

Ele conclui que a obra de restauração em concreto da PRC-280 utilizando a técnica whitetopping é pioneira no Paraná, combinando inovação e sustentabilidade, e que, além do conforto e segurança proporcionado pelo pavimento rígido, ao longo de sua vida útil ele resulta em uma emissão menor de gás carbônico em relação ao pavimento asfáltico.

Os benefícios do concreto, porém, vão além dos aspectos citados. A instalação otimizada e a produção do concreto consomem menos recursos não-renováveis em comparação com o asfalto. A ausência de petróleo na sua composição reduz significativamente a emissão de gás carbônico, o que impacta diretamente na melhoria da qualidade do ar e, consequentemente, na qualidade de vida da população. Na parte da instalação, o concreto também requer uma escavação mínima, diminuindo os custos de movimentação do solo e a produção de resíduos. Além disso, uma grande vantagem desse tipo de pavimento é que é possível reciclar o concreto, promovendo a economia circular na construção civil.

rodovia dos minerios PR
(Foto: DER PR)

Projetos em execução e concluídos

O programa de pavimentação em concreto do Governo do Paraná inclui uma série de obras importantes em diferentes regiões do Estado. Entre as estradas que já foram pavimentadas com concreto e estão concluídas, destacam-se a PRC-280, no Sudoeste, e a fase inicial da Rodovia dos Minérios, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.

Outros exemplos de projetos que estão em andamento ou planejados utilizando o pavimento rígido de concreto incluem:

  • Três lotes da revitalização da PRC-280 (entre General Carneiro e Pato Branco)
  • Revitalização da ligação entre Goioerê e Quarto Centenário
  • Duplicação do Contorno Oeste de Cascavel
  • Duplicação da ligação entre Guarapuava e Turvo (em três lotes)
  • Duplicação da ligação entre Matinhos e Pontal do Paraná
  • Pavimentação da ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais
  • Revitalização da PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira
  • Corredor Metropolitano da Capital – Novo Contorno Sul de Curitiba.

Um dos métodos de instalação utilizados é o chamado whitetopping, que consiste na aplicação de uma camada de concreto por cima de uma manta asfáltica já existente. Essa técnica agiliza a obra, a torna mais prática e também pode baratear o processo. O trecho entre General Carneiro e Palmas, na PRC-280, foi o primeiro no Paraná a ser revitalizado por meio dessa tecnologia, em março de 2023.

Agência Notícias do Estado do Paraná

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