Parceria entre Incra e entidades garante apoio a novo assentamento no Paraná

assentamento no Paraná

(Foto: INCRA)

Após oito anos sem novos assentamentos, o Paraná recebe o projeto Resistência Camponesa

Em um evento que marcou a retomada do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) no Paraná, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) entregou simbolicamente a Portaria de Criação do projeto de assentamento Resistência Camponesa, localizado em Cascavel. O novo assentamento tem capacidade para 76 famílias de agricultores familiares e representa um marco na luta pela terra no estado.

Um momento histórico

A solenidade, realizada no sábado (08/02/2025), reuniu diversas autoridades e representantes de movimentos sociais, que celebraram a conquista do novo assentamento como uma vitória da persistência e da luta pela reforma agrária. A diretora do Incra, Rose Rodrigues, destacou a importância do Paraná na organização produtiva e o longo caminho percorrido para que o projeto se concretizasse.

A luta pela terra

O assentamento Resistência Camponesa é resultado de 26 anos de luta dos trabalhadores rurais que ocuparam a área e aguardavam a destinação das terras para a reforma agrária. Sirlei da Silva Lins, acampada na área desde o início, emocionou a todos ao falar sobre a persistência e a esperança que os mantiveram firmes durante todos esses anos.

Um passo para o futuro

A criação do assentamento representa um passo importante para as famílias que agora terão acesso à terra e condições para desenvolver a agricultura familiar. José Damasceno, da coordenação nacional do MST, ressaltou a importância de que a reforma agrária seja feita em terras de qualidade, próximas aos centros urbanos, para garantir o progresso das famílias.

Parcerias para o desenvolvimento

O prefeito de Cascavel, Renato Silva, e o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, manifestaram o apoio do município e da instituição para o desenvolvimento do novo assentamento. A parceria com a Itaipu, que já beneficia 2.500 mulheres agricultoras no estado, será fundamental para garantir assistência técnica, produção de alimentos, comercialização e geração de renda para as famílias assentadas.

Retomada da Reforma Agrária

O superintendente do Incra/PR, Nilton Bezerra Guedes, destacou a importância da retomada do Instituto como órgão executor da política pública de reforma agrária. O último assentamento criado no Paraná havia sido em 2016, e a criação do Resistência Camponesa representa um passo fundamental para que o estado volte a cumprir seu papel na promoção da justiça social e da igualdade no campo.

Detalhes do Assentamento:

  • Nome: Resistência Camponesa
  • Localização: Cascavel, Paraná
  • Área: 479,1 hectares (Fazenda São Domingos)
  • Capacidade: 76 unidades agrícolas familiares
  • Modalidade de obtenção: Aquisição (compra e venda)
  • Próximos passos: Seleção das famílias para o PNRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *