PMPR e Guarda Municipal se reúnem para otimizar Operação Centro Seguro em Curitiba

PMPR

(Foto: PMPR)

Encontro no COPOM discutiu estratégias, novas tecnologias e comunicação com a sociedade para combater a criminalidade no centro da cidade.

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) e a Guarda Municipal (GM) de Curitiba realizaram, nesta sexta-feira (11), uma reunião no Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) com o objetivo de discutir e aprimorar as atividades da Operação Centro Seguro. A operação, que já está em vigor há mais de um mês, tem como foco o combate e a prevenção de delitos na região central de Curitiba e seus arredores.

Presenças na reunião

Estiveram presentes na reunião o subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer, o chefe do gabinete de gestão operacional do subcomandante-geral, major Elieser Antônio Durante Filho, além de representantes da Guarda Municipal, sendo o Supervisor GM Manfredini e o Supervisor PM Flausino. Oficiais do 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) e do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) também participaram do encontro.

Estratégias de patrulhamento e novas tecnologias

A reunião, presidida pelo coronel Semmer, teve como foco principal a discussão de estratégias para o planejamento do patrulhamento nas áreas centrais de Curitiba. Além disso, os participantes exploraram a implementação de novas tecnologias que possam otimizar as ações policiais nas ruas da cidade.

Fortalecimento da integração e comunicação

Outro ponto importante da pauta foi a discussão de formas para estreitar ainda mais a relação e a colaboração entre a Polícia Militar do Paraná e a Guarda Municipal, visando criar um ambiente mais seguro para a população. A comunicação, tanto entre as forças de segurança quanto com a sociedade, também foi um tema central, com foco na divulgação positiva das ações policiais para demonstrar a presença do efetivo nas ruas.

Análise contínua para eficácia da operação

O coronel Semmer destacou o trabalho contínuo de análise e levantamento dos principais problemas enfrentados na área central. “Estamos há três semanas nos reunindo, fazendo análises, levantamento dos principais problemas que temos nas ruas para atendermos a área central da forma mais eficaz possível, garantindo um serviço diário de segurança pública com alto nível de qualidade. A partir das análises, temos conhecimento dos horários onde mais ocorrem delitos, e é onde haverá policiamento mais intenso, porém o patrulhamento ordinário ocorrerá vinte e quatro horas”, afirmou.

Objetivos da operação Centro Seguro

O major Durante também se pronunciou sobre os objetivos da operação. “Os objetivos principais são os seguintes: redução de crimes patrimoniais e a melhora da percepção de segurança da população. Tudo está sendo pensado dentro desses dois objetivos principais. Ambos exigem estudos e estratégias diferentes, mas que se complementam na medida em que você tem uma área central de Curitiba com foco nas atividades”, ponderou o major.

Agência Notícias da Polícia Militar do Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *