Prefeitura e mercado imobiliário se unem para revitalizar o centro de Curitiba

Prefeitura e Mercado Imobiliário se Unem para Revitalizar o Centro de Curitiba

(Foto: Valquir Kiu Aureliano)

Prefeitura e mercado imobiliário se unem para revitalizar o centro de Curitiba


Projeto “Curitiba de Volta ao Centro” oferece isenção de IPTU, venda de potencial construtivo e menos burocracia para quem investir em imóveis históricos e desocupados.

Com o objetivo comum de “trazer as pessoas para morar no Centro”, a Prefeitura de Curitiba e o setor imobiliário deram um passo importante nesta semana. Na última quarta-feira (18), o grupo temático “Patrimônio Histórico e Retrofit”, parte do projeto Curitiba de Volta ao Centro, se reuniu na sede do Ippuc para debater e propor soluções inovadoras para a região. O encontro uniu técnicos do poder público e representantes de entidades como Ademi-PR, Creci-PR e Secovi-PR, focando em como tornar a revitalização de prédios antigos uma oportunidade de negócio atrativa e benéfica para a cidade.

O pacote de benefícios para investidores

Durante a reunião, foram detalhados os incentivos que a prefeitura oferece para quem decide investir na área central, especialmente nos mais de 300 imóveis classificados como Unidades de Interesse de Preservação (UIPs). Os benefícios incluem:

  • Para Imóveis Históricos (UIPs): Os proprietários podem obter descontos significativos no IPTU e têm o direito de vender o “potencial construtivo” do imóvel (uma espécie de permissão para construir em outra área da cidade), usando os recursos para financiar a própria restauração.
  • Para Prédios Vazios (Retrofit): Para quem investe na reforma de prédios desocupados ou com obras paradas, a prefeitura oferece processos de aprovação simplificados, liberação para uso misto (residencial e comercial no mesmo edifício) e isenção da obrigatoriedade de criar novas vagas de garagem.

Resultados já aparecem: 34 novos projetos aprovados

A estratégia de incentivos já está gerando resultados concretos. Segundo a arquiteta do Ippuc, Roberta Gehr Kuster, só no primeiro semestre de 2025, os benefícios para o retrofit impulsionaram a aprovação de 34 novos alvarás para a reforma de prédios antigos nos bairros Centro e São Francisco. Este número demonstra um interesse crescente do mercado em participar ativamente da revitalização da área.

Prefeitura e Mercado Imobiliário se Unem para Revitalizar o Centro de Curitiba
(Foto: Valquir Kiu Aureliano)

Parceria para o futuro da cidade

A reunião foi vista como um ponto de partida produtivo para uma colaboração contínua. Julio Cesar Cattaneo, vice-presidente do Creci-PR, destacou o grande interesse dos profissionais do setor em conhecer melhor os benefícios e contribuir com sugestões. “Vamos começar a trabalhar propostas e as sugestões serão debatidas nas reuniões seguintes”, afirmou Marcelo Sutil, diretor da Fundação Cultural, reforçando o espírito de parceria para repovoar e reerguer o coração de Curitiba.

Com informações de Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *