Setor da Beleza: Programa Empreendedoras da Beleza traz capacitação gratuita para mulheres de Curitiba e RMC

Empreendedoras da Beleza

(Foto: Gilson Abreu)

Setor da Beleza: Programa Empreendedoras da Beleza traz capacitação gratuita para mulheres de Curitiba e RMC


Mulheres em situação de vulnerabilidade social podem se capacitar gratuitamente em técnicas de maquiagem e empreendedorismo, com aulas presenciais, vale-transporte e kit de produtos.

Mulheres em situação de vulnerabilidade social que buscam novas oportunidades no mercado de trabalho, especialmente no dinâmico setor da beleza, têm agora uma excelente chance de qualificação gratuita. O Projeto Empreendedoras da Beleza está com inscrições abertas, a partir desta sexta-feira (09), para turmas em Curitiba e em diversos municípios da Região Metropolitana.

O programa oferece uma formação completa de 63 horas/aula, distribuídas em 15 encontros presenciais. O conteúdo é focado tanto nas técnicas práticas de maquiagem quanto em conhecimentos essenciais de empreendedorismo voltado para o setor da beleza, preparando as participantes não apenas com habilidades técnicas, mas também para gerir o próprio negócio.

Oportunidade presencial em Curitiba e RMC

As inscrições para esta edição do Empreendedoras da Beleza estão abertas com prazos variados, atendendo a diferentes cidades da Região Metropolitana, além da capital:

  • Curitiba e São José dos Pinhais: Inscrições de 9 a 23 de maio.
  • Campina Grande do Sul: Inscrições de 9 a 30 de maio.
  • Araucária: Inscrições de 9 de maio a 27 de junho.
  • Rio Branco do Sul: Inscrições de 9 de maio a 18 de junho.

Cada município participante desta fase presencial terá 30 vagas disponíveis, totalizando 150 vagas nesta rodada para a RMC. O formato presencial das aulas facilita a interação e a prática direta das técnicas abordadas.

Critérios de seleção e benefícios para as participantes

O programa é destinado a mulheres com 18 anos ou mais que se encontrem em situação de vulnerabilidade social. As candidatas passarão por um processo de seleção que considera dados sociodemográficos autodeclarados, como renda pessoal, nível de escolaridade, se são Pessoas com Deficiência (PcD), e se recebem benefícios de programas governamentais. Também será avaliado o histórico e a história de vida relacionada ao empreendedorismo de cada candidata.

As participantes selecionadas receberão uma série de benefícios para facilitar a conclusão do curso. Será disponibilizado vale-transporte para cobrir os custos de deslocamento para as aulas. Ao final da formação, aquelas que obtiverem frequência mínima de 75% nas aulas serão contempladas com um certificado de conclusão do programa e um kit de produtos da área de beleza, funcionando como um importante incentivo para darem os primeiros passos em suas trajetórias empreendedoras.

A primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, ressalta o impacto positivo do programa na vida das mulheres. “A cada nova edição do programa, vemos histórias de transformação e superação ganharem vida. O Empreendedoras da Beleza é mais do que um curso, é uma porta de entrada para que muitas mulheres reconstruam suas trajetórias com dignidade e autoestima”, afirmou Luciana Saito Massa.

Empreendedoras da Beleza
(Foto: Gilson Abreu)

Modalidade online e parcerias estratégicas

Além da oferta presencial nas cidades da RMC, o Projeto Empreendedoras da Beleza também conta com uma modalidade online, que será disponibilizada para mulheres de outros municípios do estado. Esta versão à distância oferecerá uma gama mais ampla de cursos técnicos, incluindo maquiagem, manicure e pedicure, alongamento de unhas, penteados e vendas, além de formações complementares em empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e conteúdo digital. O cronograma específico para a modalidade online será divulgado em breve.

O Projeto Empreendedoras da Beleza é uma importante contrapartida social do Grupo Boticário e do Instituto Boticário, vinculada aos investimentos realizados no âmbito do Paraná Competitivo, programa de incentivos fiscais do Governo do Estado.

A iniciativa conta com a colaboração de diversas entidades e secretarias estaduais, como o Gabinete da Primeira-Dama, a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), a Secretaria da Fazenda (Sefa) e a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), demonstrando um esforço conjunto para promover a autonomia feminina.

Desde o início da parceria com o Governo do Estado, o programa já capacitou 799 mulheres, contribuindo para a autonomia financeira, inclusão social e geração de renda.

Como se inscrever

As inscrições para as turmas presenciais do Programa Empreendedoras da Beleza são gratuitas e podem ser feitas de forma virtual ou presencialmente. As candidatas devem procurar a Agência do Trabalhador de seu respectivo município (Curitiba, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Araucária ou Rio Branco do Sul) ou acessar o link de inscrição online, cujo endereço deve ser consultado na Agência do Trabalhador ou canais oficiais da Prefeitura/Estado. É uma oportunidade valiosa para adquirir novas habilidades e iniciar um caminho no setor da beleza.

As interessadas dos municípios contemplados devem se inscrever por meio dos links abaixo, conforme a cidade em que residem:

Curitiba: AQUI

São José dos Pinhais: AQUI

Araucária: AQUI

Campina Grande do Sul: AQUI

Rio Branco do Sul: AQUI

Também é possível fazer a inscrição presencialmente nas Agências do Trabalhador dos respectivos municípios.

Confira as datas, horários e locais dos cursos presenciais:

Curitiba

De 3 de junho a 5 de agosto

Horário: 13h30 às 17h

Local: Centro de Formação Profissional – SMDEI

Rua Barão do Rio Branco, nº 45, 8º andar – Centro

São José dos Pinhais

De 2 de junho a 30 de julho

Horário: 13h30 às 17h

Local: Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária

Av. Rui Barbosa, 9244 – Centro

Araucária

De 7 de julho a 3 de setembro

Horário: 13h30 às 17h

Local: CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher

Rua Lourenço Jasiocha, 2273 – Centro

Campina Grande do Sul

De 10 de junho a 14 de agosto

Horário: 13h30 às 17h

Local: Polo Universitário Profª Rosina Costa de Morais

Rua Celestino Ferrarino, nº 704 – Jardim Graciosa

Rio Branco do Sul

De 7 de agosto a 7 de outubro

Horário: 13h30 às 17h

Local: Rua Cel. Carlos Pioli, 253 – Centro


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *